App para Android faz a bateria do celular durar mais; confira como usar

otiO aplicativo Otimizador de tempo de bateria para Android é uma boa opção gratuita para quem está precisando economizar a bateria do celular. Ele permite melhorar o uso da carga com apenas um toque. Desse modo, você pode fechar apps em segundo plano, além de conferir quanto tempo ainda resta no total e em funções específicas no celular, como ligações, assistir à vídeos e jogos.

Se preferir, altere as configurações do telefone e desligue as conexões que consomem muita bateria, como internet Wi-Fi e Bluetooth. Quer saber como usar? Conheça agora todos os recursos do programa, que está disponível em inglês.

Descobrir o tempo de bateria

Baixe e instale o app Otimizador de tempo de bateria no seu Android. Ele vai aparecer com o nome de “Battery Time”, uma vez que só está disponível em inglês.

Na tela inicial do aplicativo, o usuário encontra o tempo total de bateria que ainda resta para usar. Ao tocar no ícone de seta para baixo, ou no próprio cronômetro, é possível ter informações mais detalhadas de consumo, com o tempo de uso em cada atividade no celular – como ligações, Wi-Fi, vídeo, áudio e jogos.

Otimizar automaticamente

1. Quer que a bateria do seu smartphone dure mais? O app permite fechar aplicativos em segundo plano e desligar conexões com apenas um toque. Para isso, na tela inicial toque na imagem em círculo. O processo será iniciado automaticamente, mostrando o que está sendo feito em cada etapa. Se preferir não desligar alguma conexão, toque em “Skip” e para desativar toque em “Turn Off”.

2. Quando o processo for concluído, será mostrado o quanto de tempo extra o celular ganhou com as mudanças. O cronômetro no topo da tela também será alterado com a nova estimativa de tempo total (restante).

Economizar alterando configurações

1. O usuário também pode fazer algumas mudanças manualmente no celular para economizar carga. Para mostrar o menu de opções, toque no ícone de “seta” na base do app. Note que ícones grandes e em laranja serão exibidos.

2. Antes de começar, dependendo da versão do Android, será necessário autorizar o app para fazer mudanças nas configurações do seu celular. Para isso, toque em “Ok” na caixa de alerta e em seguida ative a chave no item “Permitir gravação de configuração”. Retorne ao app.

3. O primeiro ícone do menu permite ajustar o brilho da tela. Toque mais de uma vez para observar que o ícone de “sol cheio” representa maior brilho e o “sol vazio” menos brilho. Quanto menor, mais bateria irá economizar. O tempo total da carga é alterado automaticamente no topo da tela mostrando o ganho ou perda de bateria com o ajuste.

4. O segundo item é sobre tempo de bloqueio de tela. Quando maior o tempo de espera, maior o gasto de energia. Note a mudança no tempo total de bateria mostrado no topo da tela. Toque no ícone algumas vezes para escolher o tempo de bloqueio que preferir: a informação é exibida no centro do círculo, desde 15 segundos até 10 minutos.

5. Em seguida, o terceiro botão do menu indica sincronização de dados. Quando maior espaço de tempo tiver, mais bateria será economizada. A mudança é mostrada no cronômetro do topo da tela. Toque consecutivas vezes no ícone para alterar o tempo de sincronização.

Desligar conexões

1. O usuário também pode economizar bateria desativando conexões básicas. O penúltimo ícone é de “Bluetooth”. Note a diferença na carga (no relógio do topo) com a conectividade ligada e desligada. Quando você não estiver usando o pareamento, poderá desativar sem problemas.

2. Por último está o ícone de internet “Wi-Fi”. Ele também pode ser desativado para poupar energia no celular, principalmente se o usuário estiver usando dados móveis (3G/4G) na rua. Veja a diferença de bateria no cronômetro do topo da tela com o recurso ligado ou desligado.