Como adotar um bom antivírus? confira aqui!

Possuir um antivírus de qualidade instalado no pc, seja ele, pago ou gratuito, é fundamental para evitar que malwares infectem a máquina e operem uma série de golpes que quase sempre causam grandes prejuízo financeiro. Os vírus podem capturar dados bancários, bloquear arquivos ou mesmo transformar a máquina em zumbi, realizando operações remotas. Recentes casos como o ataque ransomware em escala global WannaCry aumentaram a preocupação dos usuários de Windows — principal alvo de hackers — que buscam softwares de segurança. Separamos nove dicas decisivas na hora de escolher um bom antivírus.

Conversamos com Thiago Marques, pesquisador da Kaspersky, e Aloísio Marinho, engenheiro de Vendas da Trend Micro, duas empresas de antivírus, para reunir dicas importantes na hora de escolher um para o seu computador ou celular.

Laboratório no Brasil

Cultura local é uma isca para atrair vítimas. Temas tão brasileiros como FGTS, nas mãos de analistas estrangeiros, podem passar despercebidos. Especialistas voltados para a região facilmente os detectam e colocam uma bandeira vermelha. O ideal é que a empresa não conte apenas com um escritório de vendas no país, mas com um laboratório. “Ter uma pessoa que está dentro do país ajuda a fazer esse trabalho de pesquisas por novas ameças de maneira mais fácil e rápida. Quando houve o desastre com a Chapecoense, sabíamos que haveria uma avalanche de ataques relacionado a esse assunto”, diz Marques, da Kaspersky.

Marinho, da Trend Micro, lembra que a maioria das empresas de antivírus não são brasileiras. Cabe ao usuário buscas por aquelas com representatividade técnica no Brasil. “Essas empresas mantêm pesquisadores, responsáveis por descobrirem novos vírus e ameaças além de novas formas de se protegerem, em qualquer país que seja. O cibercrime assim como o crime tradicional conta com técnicas locais, tornando difícil que alguém de fora, entenda de fato essas ameaças, afirma.

Pago ou Grátis?

Quase sempre antivírus grátis são o suficiente para PCs domésticos. Os pagos, porém, oferecem recursos específicos que atendem demandas de usuários exigentes como VPNs, modo compatível com jogos e outros recursos.

“Hoje, falando das proteções básicas, como scanner de arquivos e processos ou golpe de phishing, quase todas as soluções de antivírus grátis oferecem esse tipo de proteção. Para o usuário comum isso pode ser suficiente. O grande diferencial da versão paga são os modos específicos para ransomware, proxy malicioso, VPNs, carteira de senhas e etc. Vai mais do perfil do usuário e do tipo de uso do computador”, explica Marque. Servidores necessitam de outros tipos de cuidados.

Nome Confiável

Mais importante que o valor pago pela proteção, porém, é a confiabilidade. Escolha antivírus de empresas sempre ativas em pesquisas e por dentro de todos os assuntos de segurança, vazamentos e falhas exploradas por hackers.

“O usuário precisa escolher empresas que tenham nome no mercado, que vê sempre ativa em pesquisas e todos os assuntos de segurança. Tem até antivírus falsos que se passam por verdadeiros”, diz Marques. “É muito importante que seja realizada uma etapa de pesquisa. Pesquise sobre o fornecedor de antivírus e procure fóruns em que a empresa divulgue novidades e informações”, completa Marinho. Sendo assim, é como fazer uma pesquisa pela compra de um carro, ou outro bem importante, a marca/fabricante vai definir parte do seu valor.

Software Falso

Faça uma pesquisa aprofundada e vá direto ao site do fabricante. Alguns antivírus falsos, com nomes e ícones bem parecidos, tentam se aproveitar dos internautas mais leigos. “Avaliar a empresa por trás do software é até mais importante do que saber se ele é pago ou gratuito”, explica Marques. As falsas soluções são perigosas.

Marinho aponta ainda que compartilhar suas dúvidas com a comunidade é fundamental. “Sites como o virustotal.com podem também ajudar nesta tarefa. Se a empresa que você escolheu como fornecedora está á, isso é um indicador positivo”, ensina. “Além disso, o site conta com motores de antivírus. Caso, por exemplo, seja enviado um arquivo, várias empresas de antivírus irão fazer um teste de verificação para checar se é malicioso ou não”, completa. Sendo assim, as fabricantes que se oferecem a colocar motores nesses sites, estão compartilhando suas detecções e sua inteligência com a comunidade de segurança, o que mostra a disponibilidade da empresa em colaborar com informações.

Referência de Institutos Terceiros

Sites de instituições como o av-test (www.av-test.org), av-comparatives (av-comparatives.org), entre outros, fazem a análise de softwares antivírus de vários fabricantes e dão um panorama do nível de proteção, performance e usabilidade.

“Existem relatórios mais complexos, em que se tem acesso às informações sobre desempenho, quantidade de detecção, tipos de vacinas e etc. Verificar se a empresa escolhida está bem posicionada nos resultados e relatórios é um parâmetro importante a ser observado no momento da escolha”, avalia Marinho.

Pokémon Go: cuidado, app malicioso com vírus aparece na loja Google Play

malTodo cuidado é pouco. A fabricante de antivírus Eset publicou um alerta destinado aos interessados no jogo de realidade aumentada “Pokémon Go”: criminosos conseguiram cadastrar aplicativos falsos no Google Play, a loja oficial de aplicativos do Android, que instalam conteúdo indesejado no celular.

Segundo a empresa, o aplicativo “Pokémon Go Ultimate” promete ser um clone do “Pokémon Go” verdadeiro. Na realidade, porém, ele trava a tela do celular Android assim que é executado, em alguns casos obrigando o dono do aparelho a desconectar ou descarregar a bateria para que o telefone desligue.

Quando o celular for reiniciado, o ícone do app não mais aparece. Porém, o aplicativo continua executando em segundo plano, usando a conexão de dados do celular para fazer “cliques” (acessos) falsos em publicidade on-line. Com isso, os criadores da praga fraudam anunciantes para ganhar dinheiro.

Fora esse comportamento, o app não realiza outras atividades maliciosas – motivo que permitiu o app fajuto passar pelas defesas usadas pelo Google para barrar o cadastro desse tipo de aplicativo no Google Play.

A Eset identificou ainda mais dois aplicativos, “Guide & Cheats for Pokemon Go” e “Install Pokemongo”. Esses dois exibem anúncios fraudulentos no celular para tentar convencer a vítima a adquirir serviços, inclusive limpeza de vírus, sem que o celular esteja com qualquer problema real.

Dos três aplicativos, o mais baixado foi o ” Install Pokemongo”, que atingiu a casa dos “10 – 50 mil downloads” no Google Play. Os outros dois ficaram com menos de mil downloads cada. Todos eles já foram removidos da loja.

A empresa de segurança já havia alertado sobre a existência de um instalador falso do Pokémon Go que trazia, além do jogo, um software espião. A Eset e a Proofpoint acreditam que criminosos continuarão a aproveitar a fama do game para distribuir mais aplicativos maliciosos. Usuários precisam ter cuidado, especialmente com apps que prometem trapaças ou recursos do jogo.

Avast para celular: Como checar se a rede Wi-Fi é segura com antivírus

ava2Uma rede Wi-Fi sem segurança pode ser uma porta de entrada para ataques maliciosos em um celular Android. Por isso, é sempre bom verificar o real estado da rede antes de começar a navegar na internet ou acessar aplicativos que utilizam dados importantes.

O app Avast Mobile Security & Antivirus auxilia o usuário nesse controle de segurança, pois ele analisa a rede à qual o seu smartphone está se conectando e avisa os principais erros que precisam ser corrigidos. Aprenda a checar se a rede Wi-Fi é confiável e mantenha seu Android seguro.

1. Conecte seu celular Android a uma rede Wi-Fi.

2. Após conectar, abra a barra de notificações do Android, e selecione a opção com o nome da sua rede Wi-Fi, que aparecerá ao lado do ícone do Avast.

3. Clique em ‘Verificar a sua rede Wi-Fi’.

4. Para saber mais sobre possíveis erros, basta clicar ‘problemas ignorados’.

O Avast informa se o roteador possui uma senha fraca, por exemplo, entre outros problemas que a rede wireless pode apresentar. Agora você pode navegar de forma segura no seu celular Android.

Kaspersky Anti-Hacker 1.9 Build 137 Final: Download

Kaspersky Anti- Hacker é um utilitário que combate os hackers procurando pelos seus rastros e seus programas que são instalados em nossos computadores, com o programa irá eliminar os seus malwares e outros programas maliciosos.
Kaspersky Anti-Hacker
é um programa pessoal para fazer uma barreira contra os hackers e arquivos maliciosos. O Kaspersky Anti-Hacker fornece o controle total sobre as atividades do computador, com análise da rede do sistema e do PC.

  • Tam.: 4.8MB
  • Hospedagem: