Nova bateria da Samsung pode ser completamente recarregada em 12 minutos

Sempre evoluindo, quase todos os itens do smarthone nos últimos tempos, o instituto de pesquisa da Samsung publicou um artigo científico explicando como funciona seu novo modelo de baterias para dispositivos móveis. As células de energia são feitas com “bolas de grafeno” e podem ser completamente recarregadas, indo de 0% a 100% de carga, em apenas 12 minutos, segundo a empresa. Em comparação, as células de íons de lítio conseguem fazer algo similar em mais de uma hora.

Além dessa característica do carregamento rápido, as novas baterias da Samsung também teriam 45% mais capacidade de armazenar eletricidade na comparação com os modelos atuais. Isso resultaria em células capazes de fazer smartphones durarem muito mais tempo longe das tomadas sem aumentar a espessura ou tamanho da carcaça.

Segundo a Samsung, o grafeno é considerado o material mais adequado para baterias em dispositivos móveis pois conta com uma série de vantagens. Na comparação com o lítio, ele consegue transferir energia 140 vezes mais rápido, tem maior capacidade de armazenamento e se mantém estável a temperaturas de até 60°C. Ou seja, o perigo de uma célula de grafeno explodir por conta de superaquecimento é bem menor. Além de smartphones, essa tecnologia poderia beneficiar largamente carros e outros veículos elétricos.

A coreana não afirma quando pretende começar a produzir baterias desse novo tipo em escala comercial, mas patentes para o novo sistema de bolas de grafeno já foram registradas na Coreia do Sul e nos EUA. Talvez os próximos top de linha da empresa, os Galaxy S9 e S9+ não contem com a novidade, mas essa seria uma boa aposta para o Note 9 ou mesmo para o Galaxy S10.

Saiba porque as baterias do Galaxy note 7 explodem: Samsung responde

Como você sabe, o Galaxy Note 7 tem apresentado vários problemas com baterias que explodem. Você faz ideia do porquê isso vem acontecendo? Várias perguntas vêm sendo feitas com este tema, e a Samsung do Reino Unido respondeu com um comunicado:

“Baseado na nossa investigação, descobrimos que era um problema com a célula da bateria. Um superaquecimento da célula acontecia quando o anodo entrava em contato com o cátodo, o que é um erro muito raro no processo de produção”, diz a resposta.

Resultado de imagem para galaxy note 7 que explod

Por mais que os smartphones tenham evoluído bastante nos últimos anos, os módulos de bateria não conseguiram acompanhar todo esse avanço, ainda dependendo de componentes químicos altamente inflamáveis como, por exemplo, o lítio, que também possui um elevado potencial eletroquímico.

Quando uma bateria defeituosa superaquece, suas células se quebram, dando início a uma reação em cadeia, algo chamado de “fuga térmica”, uma das principais razões pelo qual ela explode. O problema pode ser engatilhado por um simples curto-circuito ou, como nesse caso, um defeito de fabricação.

A situação que envolve o tablet é tão séria, que até mesmo o órgão responsável pela regulamentação de voos e segurança dos passageiros nos EUA está cogitando banir o Galaxy Note 7 de embarcar nas aeronaves.

Mas eles afirmam que nunca houve relatos de ninguém que tenha se machucado em nenhuma parte do mundo e que quando acontece, é um caso isolado, apenas na bateria e não no aparelho.

Como fazer a bateria do iPhone durar mais tempo

Bons tempos quando existia apenas celular, baterias duravam dias, até semanas, Smartphones modernos, necessitam ser recarregados constantemente.

Agora, com telas imensas e processadores potentes, é normal a carga do aparelho terminar antes que o dia, deixando o usuário na mão. Aqui trazemos algumas dicas que os donos de iPhones podem seguir para diminuir o consumo de energia e aumentar a duração da bateria.

Veja abaixo algumas dicas para a bateria do seu iPhone durar um pouco mais.
Pouca gente sabe, mas muitos aplicativos instalados no iPhone buscam atualizações todas as vezes em que o aparelho se conecta a uma rede Wi-Fi. “A desativação de aplicativos pode preservar a duração da bateria”, alerta o próprio sistema operacional. Para evitar isso, entre em “Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano” e escolha de quais aplicativos quer eliminar a função.

 

20140407-152721.jpg