PC Dell Optiplex 3240 All-in-One

A gama Optiplex 22 3000, neste caso representado pelo 3240, é o primeiro computador All-in-One da Dell equipado com um ecrã táctil de apenas 22 polegadas, tornando-o mais acessível para uma utilização menos exigente, como em postos de atendimento a clientes (tanto no privado como sector público), ou simplesmente para os seus filhos usarem para fazer os trabalhos da escola, que está prestes a começar.

Visualmente este Opliplex não prima pelo design, sendo este algo conservador, revelando uma imagem mais profissional. O mesmo se pode afirmar da sua qualidade de construção, ao permitir, de forma relativamente fácil face a outros modelos All-in-One, aceder e actualizar os componentes no seu interior, bastando para tal abrir a tampa traseira do monitor e remover, através dos encaixes existentes, as protecções que escondem a motherboard com chipset Intel H110, processador Intel Core i5-6500 de 3,2 GHz (pode atingir os 3,6GHz em modo Turbo), 4 GB de memória DDR3 e um disco rígido de 500 GB SATA.

Pena a memória ser apenas um módulo de memória, limitando assim o desempenho do sistema, visto não se tirar partido da largura de banda do controlador de memória de dois canais. Em termos gráficos, este equipamento está limitado à controladora integrada Intel HD Graphics 530, o suficiente para uma utilização quotidiana, mas limitada caso pretenda correr algum processo mais exigente.

De resto, destaque para o monitor de 21,5 polegadas, que além da resolução Full HD (1920 x 1080) e da excelente qualidade de imagem, proporcionada pelo ecrã do tipo IPS (que garante boa reprodução das cores e amplos ângulos de visualização), que suporta a interacção por toque, sendo o sensor táctil bastante preciso.

Valor sugerido: R$ 3165

Características:

Processador: Intel Core i5 6500 3,2 GHz (até 3,6 GHz)
Memória RAM: 4 GB DDR3
Disco: 500 GB HDD
Gráfica: Intel HD Graphics 530
Ecrã: 22 polegadas (1920×1080 pixéis)

PCMark 8 (Home) PCMark 8 (Work) 3DMark (Firestrike) 3DMark (IceStorm) FarCry 4 (1920×1080 Very High) Metro L.L (1920×1080 DX11 Very High AF 16x)
2849 2792 1148 31827 8,12 7,83 fps

Compare os três Notebooks top de linha do mercado

Os notebooks realmente vieram para ficar. Mais versáteis e podendo ser tão poderosos quanto um computador convencional, esses equipamentos conquistaram o seu espaço e hoje figuram como um dos produtos mais desejados entre os consumidores e ficamos na dúvida de qual notebook comprar não é verdade?

Um recente levantamento da consultoria IDC indica que alguns produtos de alto valor agregado vem apresentando bom desempenho de vendas; entre eles, os notebooks top de linha. Com base nessa informação decidimos testar e comparar os melhores modelos hi-end disponíveis no mercado brasileiro. Como de costume, convidamos algumas marcas. Três aceitaram o desafio. Na nossa bancada de testes, colocamos lado a lado os modelos XPS 13, da Dell; Elitebook Folio 1040 G3, da HP; e Style S50, da Samsung. Preparados? Vamos aos testes!

DESIGN

Comparar modelos top de linha é pensar um nível acima; tem que ser tudo do melhor. A gente sempre deixa claro que design é questão de gosto, mas algumas peculiaridades agradam mais. Visualmente, da caixa para a bancada, o que menos chamou nossa atenção foi o Elitebook, da HP. O acabamento é de primeira, todo em metal, mas ele é bastante tradicional – tem mais cara de equipamento corporativo. É também o mais pesado e grosso dos três, com 1,51 quilogramas e 15,9 milímetros de espessura.

Resultado de imagem para elitebook

Com apenas 860 gramas e apenas 13,4 milímetros de espessura, o Samsung Style não é só o mais fino como incrivelmente mais leve que seus concorrentes. Na palma das mãos, a leveza surpreende. Por outro lado, o acabamento em plástico dá uma certa impressão de fragilidade do notebook. O que não agradou muito foi a borda em volta da tela. Na questão “ergonomia”, certamente o melhor da bancada…leve e fino.

Resultado de imagem para samsung style

O Dell, na nossa opinião, é o mais estiloso. Apesar da tela de 13 polegadas, ele é muito compacto e tem dimensões externas minúsculas. A tela é praticamente sem bordas. A espessura varia de 9 a 15 milímetros. Não é tão leve quanto o Samsung…nem tão pesado quanto o HP. O XPS 13 tem 1,29 quilogramas. O acabamento em bloco único de alumínio aparenta ótima durabilidade; por dentro, o charme é para o acabamento em fibra de carbono com leve toque emborrachado na área do teclado. O Dell foi o nosso escolhido no quesito “design”…

Resultado de imagem para dell xps13

PROCESSADOR E MEMÓRIA

Tanto o Dell XPS 13 quanto o Samsung Style S50 trazem embarcado a sexta geração do processador Intel Core i7 e 8 giga de memória RAM. Já o Elitebook 1040, da HP, está com processador Intel Core i5, mas os mesmos 8 giga de RAM. Comparar apenas números não é justo. O que realmente importa é o desempenho da máquina com tudo o que ela traz por baixo do teclado.

No Laboratório Digital, os equipamentos são testados para o uso cotidiano; tarefas como navegar na internet, redes sociais, ouvir música, trabalhar com imagens, assistir vídeos em alta definição e, de repente, tudo ao mesmo tempo, afinal é assim que a gente usa, não é? Depois de algum tempo de uso, comparando os modelos, ficou claro… nas condições que testamos, não foi possível notar diferença ou superioridade de nenhum dos equipamentos, ainda que em números um seja pouca coisa melhor do que outro. O que interessa é que todos são notebooks extremamente rápidos e não deixam nada a desejar no quesito performance.

TELA

Talvez por ser uma máquina voltada para o meio corporativo, o HP Elitebook foi o que causou menor impacto neste quesito. O display com tecnologia LED de 14 polegadas tem resolução Full HD de 1920 por 1080 pixels. Comparado aos outros dois aparelhos, a qualidade da tela deixa um pouco a desejar; ainda que bem equilibrada e com ótima definição, o contraste é abaixo do esperado e as cores não são tão vívidas.

O Style S50, da Samsung, tem tela de LED de 13,3 polegadas; a resolução máxima, assim como o HP, é Full HD de 1920 por 1080 pixels. Com alto brilho e ótima saturação, as cores se destacam na tela. Muito melhor para assistir vídeos e filmes. Também com 13,3 polegadas, o modelo da Dell é o único com tela sensível ao toque. O display Quad HD tem resolução de 3200 por 1800 pixels. A qualidade da tela se compara ao Samsung: ótimo brilho e saturação… mas o contraste é ainda melhor do que seus outros dois rivais. Ponto importante para o Dell XPS 13.

SISTEMA OPERACIONAL

Os três modelos saem de fábrica com a mais nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10. A plataforma ganha melhor funcionalidade da tela sensível do Dell XPS 13. A única diferença neste quesito é que enquanto os notebooks da Dell e da Samsung trazem instalada a edição Windows 10 Home, o HP Elitebook vem com o Windows 10 PRO embarcado. A principal diferença entre as duas versões é a quantidade de recursos disponíveis para o usuário corporativo como recursos avançados de gerenciamento, criptografia diferenciada e uma versão diferente da Loja de aplicativos do Windows, a Business Store.

CONECTIVIDADE

 Os três modelos têm conexão Bluetooth 4.1 e Wi-Fi. Todos têm duas saídas USB 3.0 e HDMI. Os que se destacam aqui são os aparelhos da Dell e da HP. Ambos trazem o novo UBS Type “C” 3.1 e porta de entrada para cartão SD. Assim, o mais justo foi então decretar um empate técnico entre as duas concorrentes.

EXTRA

Os três notebooks da bancada contam com câmera frontal com resolução HD destinada para chamadas de vídeo ou selfies.

BATERIA

Em qualquer comparação de dispositivo móvel – como é o caso dos notebooks – bateria é uma avaliação muito importante. Se o que o usuário busca é mobilidade, a ideia é ficar o mais tempo possível longe da energia elétrica. Os três modelos usam baterias de Íon-Lítio. Com uma bateria de seis células, a HP se limita a dizer que o Elitebook tem longa duração, mas não especifica sua autonomia. Em testes, a bateria do HP ultrapassou as 10 horas de uso. Aqui, vale lembrar que a autonomia de bateria pode variar de acordo com a forma como o notebook é utilizado.

O modelo da Samsung promete até 10 horas longe da tomada de uso contínuo. Mais uma vez, o destaque fica por conta do Dell XPS 13, com uma bateria bastante robusta de 4 células e promessa de até 18 horas de duração.

PREÇO

Seja qual for sua escolha, quando o assunto é preço, sempre vale a pena uma boa pesquisa em lojas virtuais ou físicas. Os modelos podem ser encontrados por preços mais em conta do que os sugeridos pelos fabricantes. Neste laboratório, como estamos comparando equipamentos top de linha, o preço não é fator decisivo, mas pode fazer diferença na escolha final.

De baixo para cima – do mais barato para o mais caro – o Samsung Style S50 foi o que encontramos com menor preço: em um período promocional, de 8 por 7 mil e 200 reais. Em seguida, já um tanto mais caro, o Dell XPS 13 é vendido por 9 mil e 500 reais. Já o modelo da HP, o Elitebook Folio 1040 G3, além de ser encontrado apenas em lojas específicas de equipamentos corporativos, ainda é o mais caro da turma, bem perto de 10 mil reais…9.950!

CONCLUSÃO

Como é de costume, quando os equipamentos comparados são realmente tops de linha, a definição do vencedor está nos detalhes. Os três notebooks são realmente bons e não decepcionam em nenhum quesito; muito pelo contrário. Mas em uma análise minuciosa, nosso pódio ficou assim: em terceiro lugar o HP Elitebook Folio 1040 G3; além de ser o mais robusto e pesado, a qualidade da tela ficou atrás dos seus concorrentes aqui na bancada. Esta é uma máquina voltada mesmo para o usuário corporativo; aí ela ganha algum destaque.

Em segundo lugar, com destaque para o valor mais atrativo entre os três modelos, o Samsung Style S50 e toda sua leveza e ergonomia; sem contar a tela que abre 180 graus. Apesar de parecer frágil, é um notebook incrível. Se as 10 horas de autonomia da bateria deixaram um pouco a desejar, a qualidade do display de LED surpreendeu com todo brilho e saturação combinados com a definição Full HD.

Vencendo a maioria das categorias no detalhe, o grande vitorioso do Laboratório Digital deste mês é o notebook Dell XPS 13. Mesmo que não seja o mais leve da categoria, o aparelho é extremamente compacto. A tela com resolução Quad HD é um show à parte… isso sem contar quase inexistência de borda no display. É uma máquina super rápida que atende até usuários mais exigentes e, a cereja do bolo, é a longa duração da bateria: 18 horas.

Dell abandona o Android para focar nos Windows “2 em 1”

dell2

A empresa Dell anunciou que, a partir de agora, priorizará os aparelhos com Windows, deixando de atualizar os modelos da linha de tablets Venue que funcionam com Android como sistema operacional. Portanto, a companhia se afastará dos tablets comuns e passará a focar sua atenção aos dispositivos “2 em 1”. “O mercado de tablets está saturado e registrando uma queda na demanda dos consumidores. Por isso, decidimos descontinuar a linha de tablets Android Venue”, anunciou a companhia por meio de um porta-voz.

Além de descontinuar a linha Venue, a norte-americana também não oferecerá mais o Wyse Cloud Connect – computador no formato de pendrive que roda Android como SO e pode transformar um monitor simples em um PC.

A companhia já vinha descontinuando aparelhos com Android de sua linha de produtos, faltando esses dispositivos de agora. Tablet da linha Venue, da Dell, com sistema operacional Android (Reprodução: Android Central) A Dell ainda destacou a alta dos computadores “2 em 1” no mercado da informática. “Estamos vendo o aumento da popularidade dos 2 em 1, uma vez que eles fornecem uma mistura melhor das habilidades de um PC com a mobilidade do tablet. Isso é algo especialmente verdadeiro no ambiente corporativo”, disse o porta-voz.

A partir de agora, a companhia não oferecerá mais upgrades do Android para os tablets Venue, mas garantiu que manterá seu suporte para contratos de serviços e garantias que ainda estejam no prazo de validade. Seguem em linha produtos como os Chromebooks 11 3120 e 13 7310, que funcionam com o Chrome OS, além dos dispositivos com Windows e Linux.