Enem 2015: Mec divulga número exato de inscritos na terça

O MEC, Ministério da Educação vai divulgar na próxima terça-feira (9) o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). As inscrições foram encerradas às 23h59 de ontem (5). Até às 20h, o sistema havia registrado 7,8 milhões de inscritos. A expectativa do ministério é que este número tenha chegado a 9 milhões, superando as inscrições em 2014, que somaram 8,2 milhões.

De acordo com o MEC, na edição deste ano, foram isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararam carentes. Os candidatos isentos do pagamento que faltarem às provas sem justificar a ausência, perderão o benefício na próxima edição.

Os candidatos transexuais e travestis que fizeram a inscrição, agora podem pedir o uso do nome social. Entre os dias 15 e 26 de junho, eles devem encaminhar, por meio do sistema do participante, na página do Enem na internet, cópia de documento de identificação, uma foto recente e o formulário online preenchido para garantir que no dia da prova sejam identificados por seus nomes sociais.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade, nem o ano do término do curso. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

A nota do Enem é utilizada pelos estudantes para ingressar em instituições públicas e privadas de ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o País. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 63, deve ser feito até às 21h59 do dia de 10 de junho. Quem não pagar a taxa terá a inscrição cancelada.  Assim que sair o gabarito, o blog vai divulgar na íntegra.

O exame também pode ser usado para ingressar no ensino técnico, para participar do Programa Ciência sem Fronteiras e para certificar a conclusão do ensino médio.

Enem 2015: quais os dias da prova

Muitos alunos ainda tem dúvidas sobre os dia e a data das provas do Enem 2015, o Ministério da Educação (MEC) decidiu suspendeu a entrega do cartão de confirmação do Enem na versão impressa. Neste ano, os candidatos só poderão checar seu local de provas acessando o site oficial do Enem.

O cartão de confirmação contém o número da inscrição; data, hora e local da realização das provas; indicação de atendimento especial (se necessário), opção escolhida para a prova de língua estrangeira e solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

As provas do Enem 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro, com início às 13h30, conforme o horário oficial de Brasília. É obrigatória a apresentação do documento de identificação original com foto para a realização das provas.O candidato deverá usar caneta esferográfica de cor preta e fabricada em material transparente.

Os candidatos NÃO podem levar lápis, lapiseira, caneta fabricada por material não transparente, borracha, livros, manuais, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou simular, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens). Além disso, durante as provas, não pode usar óculos, chapéus, bonés, viseiras, gorro ou simulares. Também está proibido ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início das provas.

Ao todo, serão aplicadas uma redação e 4 provas objetivas contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A partir das 13h, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30, após o procedimento de verificação de segurança. No caso dos candidatos sabatistas, eles deverão aguardar para iniciarem as provas do primeiro dia às 19h (horário de Brasília).

No sábado, dia 24, os candidatos farão os exames de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início. No domingo, dia 25, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e uma redação.

As questões objetivas deste dia avaliarão os alunos em matemática, língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês para Enem 2015 ou espanhol), artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação. A duração das provas será mais longa, com 5 horas e 30 minutos, para que o aluno tenha tempo de redigir o seu texto. O gabarito do Enem 2015 do Enem 2015 será divulgado até o dia 28 de outubro.

Informações via universia.com.br