WhatsApp libera função de apagar mensagens já enviadas

Nesta quinta -feira, 26, foram atualizados os recursos que o WhatsApp terá a função de “anular” uma mensagem. Hoje, o usuário que quiser apagar uma mensagem enviada, até consegue, porém o destinatário ainda a recebe e vê seu conteúdo. Com o novo recurso, o remetente tem até cinco minutos para decidir se quer ou não apagar a mensagem — e dessa vez a pessoa ou grupo do outro lado não a recebe.

O WhatsApp finalmente oficializou um recurso no qual a empresa tem trabalhado há vários meses: a função de apagar mensagens antes que a outra pessoa possa ler. A função começou a ser liberada nesta quinta-feira, 26, e deve estar disponível para todos os usuários em breve.

O recurso foi identificado há bastante tempo pelo site WaBetaInfo, que “hackeia” cada versão do WhatsApp atrás de recursos inativos, mas ainda não havia sido liberado ao público. Agora, uma página no FAQ do aplicativo confirma a liberação da função, ainda que gradual. Vários usuários já tiveram acesso ao recurso, mas a tendência é que ele demore a estar disponível para todos.

O nome oficial da função é “apagar para todos”, já que ela permite eliminar a mensagem não apenas do seu celular, mas também do destinatário e de um grupo. O WhatsApp dá um período de 7 minutos para o usuário se arrepender e cancelar o envio; após esse tempo, não será possível apagar a mensagem para todos.

É importante notar, porém, que o uso do recurso deixa rastros. Se você enviar uma mensagem e apagá-la para todos, os destinatários serão informados com um aviso de que “Esta mensagem foi apagada”. O alerta substituirá a mensagem original na conversa e também será exibido nas notificações do WhatsApp.

O recurso vai chegar aos poucos para usuários nas três plataformas: Windows, Android e iOS. O procedimento é o mesmo de apagar uma mensagem comum. A diferença é que agora o WhatsApp vai mostrar duas opções para o usuário confirmar: “Apagar para todos” ou “Apagar para mim”.

O WhatsApp também dá algumas orientações sobre em quais momentos o recurso não deve funcionar:

  • Para que mensagens sejam efetivamente apagadas para todos, ambos você e seu contato deverão possuir a versão mais atualizada do WhatsApp para Android, iPhone e Windows Phone.
  • Se você ou seu contato não estiverem utilizando as versões mais atualizadas do WhatsApp para Android, iPhone e Windows Phone, esta função não será suportada.
  • É possível que seu contato veja sua mensagem antes que você a apague ou se o processo não for realizado com sucesso.
  • Você não receberá um aviso caso o processo de apagar para todos não tenha sido realizado com sucesso.

Novidade! WhatsApp deve ganhar chamadas de voz em grupo

Em breve o WhatsApp deve ganhar um recurso que permitirá aos usuários realizarem chamadas de voz em grupo. Essencialmente, trata-se de um recurso para conferência de áudio entre várias pessoas, mas não sabemos se será possível selecionar múltiplos contatos de uma vez para iniciar uma chamada ou se será permitido apenas fazer chamadas para os integrantes de um grupo de chat já predefinido.

Você pode fazer ligações gratuitas para seus amigos através do WhatsApp, mesmo que esse amigo esteja em um país diferente. Atualmente, o recurso de Chamada de Voz do WhatsApp está disponível para Windows Phone 8.0 e superior, Android, iPhone e BlackBerry 10.

Seja como for, o WABetaInfo parece bastante confiante com a novidade, apesar de não ter mostrado nenhuma captura de tela ou parte de algum código que indique a chegada do recurso. O site afirma que se trata de um projeto interno que ainda vai levar bastante tempo para ser concluído. Portanto, espera-se que as conferências de voz do mensageiro verde só sejam liberadas para teste do público geral durante o ano que vem.

Por enquanto, só é possível fazer chamadas de voz ou de vídeo no WhatsApp para um único contato por vez. Mensageiros mais estabelecidos como o Skype já contam com o recurso de conferência há um bom tempo.

Foram registrados mais de 135 mil cliques em golpe do FGTS no WhatsApp

Um novo golpe está rolando no WhatsApp, foi identificado pela ESET. Desta vez oferecendo a liberação de saques de contas inativas do FGTS no valor de R$ 1.760 e vem sendo compartilhada aos montes dentro do mensageiro.

O link presente na mensagem leva o usuário a uma página de cadastro. O site em questão pede dados pessoais e instrui o compartilhamento da mensagem para mais cinco amigos, colocando isso como pré-requisito para obter a confirmação sobre a liberação do benefício. Apesar de usar métodos básicos e de campanhas de conscientização contra esses golpes, a nova ameaça já recebeu mais de 135 mil cliques, alerta a ESET.

A intenção primária do golpe é redirecionar audiência a fim de gerar renda a partir de anúncios publicitários. Além disso, é possível que a intenção seja também usar os dados das vítimas para realizar cadastros em serviços pagos, algo que também pode gerar receita para os cibercriminosos.

Um dado curioso aqui é que os códigos da página em questão ficam ocultos. Ao tentar acessar o modo de desenvolvedor pelo WhatsApp Web, surge na tela a mensagem “não foi dessa vez 🙂 babaca”. Se a intenção é verificar o código fonte da página, a informação é de que isso não é possível “por questão de segurança”.

“Como sempre, a regra de ouro é: ‘para estar seguro, mantenha-se atento’”, alerta o security researcher da ESET América Latina Cassius Puodzius. “Não clique e nem mesmo abra mensagens suspeitas. Além disso, para proteger seus amigos e parentes, não compartilhe publicações deste tipo. Mesmo não realizando a propagação de um malware, esses ataques podem causar prejuízos financeiros às vítimas.”

Saiba como esconder mensagens e fotos no Instagram, WhatsApp e Facebook

As redes sociais são, por si só, uma forma de exposição. Entretanto, elas oferecem opções de privacidade avançadas, a fim de atender os usuários mais reservados. Para garantir a proteção da sua privacidade, esses aplicativos dão permissão para que as mensagens e fotos sejam escondidas em seu celular, ou seja, mensagens que você recebeu ou fotos que publicou em seu perfil, podem ser escondidas. Essa é uma forma de evitar que pessoas indesejadas acessem suas informações pessoais, sem a necessidade de eliminar o registro.

A respeito do Facebook, existe uma opção de retirar uma foto da linha do tempo, mesmo que a foto tenha sido postada em um momento anterior. Já no Instagram, é possível manter as imagens em uma janela avulsa, fazendo-as desaparecer de seu perfil, usando a opção de arquivamento.

Já no caso de mensagens, não podíamos deixar de fora o aplicativo mensageiro mais usado ao redor do mundo: o Whatsapp. O aplicativo oferece uma opção de arquivamento de mensagens, ou seja, quando você aciona o botão para arquivar, a conversa – a janela – some da aba de janelas e fica guardada numa aba especial, cujo acesso só pode ser feito caso você acesse essa janela, saindo da lista principal de conversa.

Messenger, aplicativo de recados do Facebook, também possui a opção de arquivamento, podendo ser possível retirar determinadas mensagens desejadas da listagem central de recados.

Preparamos um passo a passo para Android:

Instagram: abra o aplicativo, vá em “perfil”. Em seguida, seleciona a foto que você quer esconder, quando ela abrir, clique nos três pontos. Depois clique em “arquivar”. Assim, a foto sumirá do seu mural, deixando de ser pública. Para acessá-la novamente, clique no botão “arquivo morto”, com imagem de relógio. Para reverter, faça o mesmo processo e selecione “mostrar no perfil”. O processo também funciona com vídeos.

Facebook: selecione a imagem de seu perfil que quer esconder e clique em “editar privacidade”. Deixe selecionado quem pode vê-la. No caso de post no feed, clique nas opções e procure por “ocultar da linha do tempo”.

Messenger e Whatsapp: pressione a janela da conversa. Ao abrirem as opções, clique em “arquivar”. Para acessar essa conversa, busque pela aba “conversas arquivadas”.

Smartphone com Android: confira algumas funções escondidas do sistema do Google

Os celulares com Android têm várias funções que ficam escondidas no sistema. As ferramentas nativas são capazes de melhorar a experiência de uso com os smartphones, mas descobri-las requer tempo e curiosidade. Com estes recursos, é possível acessar o WhatsApp a partir do celular de um amigo, inserir mensagens na tela de bloqueio e até encontrar jogos secretos.

Veja, na lista abaixo, dez funções escondidas do sistema do Google. As dicas são válidas para o Android 7.0 Nougat e Android 6.0 Marshmallow, as mais recentes versões da companhia, e dispensam o download de outros aplicativos.

1. Jogos escondidos

O Android traz Easter Eggs com jogos escondidos em cada nova versão. Para acessar o game secreto, vá em “Configurar” > “Sobre o telefone” e dê três toques rápidos em cima de “Versão do Android”. No Marshmallow, aparecerá um grande M, enquanto no Nougat, surgirá um N. Toque repetidamente sobre esta área por alguns segundos e, depois, dê um toque longo sobre ela.

O game oculto do Android 6.0 Marshmallow é no estilo do Flappy Bird, e começa imediatamente após o procedimento acima. Já na versão 7.0, um emoji de gatinho aparecerá embaixo do N, ativando o game no telefone. Para jogar, expanda a barra de notificações, clique em “Editar” e mantenha pressionada a opção “???? Android Easter Egg”, que terá o mesmo gatinho como ícone. Veja como encontrar o jogo escondido no Android Nougat em detalhes.

2. Acesse seus apps pelo celular de um amigo

O Android conta com recurso de usuário convidado, que permite acessar aplicativos e arquivos de um celular por meio de outro smartphone (também com a plataforma do Google). Para isso, vá em “Configurar” > “Usuários” e dê um toque sobre “Convidado”.

O sistema imediatamente irá alternar para um usuário “limpo”, contendo os apps já instalados no dispositivo. A partir daí, basta fazer o login na sua conta Google e em outros serviços, como Facebook e WhatsApp, para ter acesso às informações desejadas.

3. Saiba exatamente o quanto de bateria ainda resta

O percentual de bateria na barra de notificações nem sempre dá uma ideia clara sobre a quantidade de energia que o celular ainda tem. Se você quer saber o tempo que falta para o telefone desligar, uma dica é ir em “Configurar” > “Bateria”.

O Android diz o tempo estimado para a bateria acabar, além de indicar o consumo de cada aplicativo. Tocando nos gráficos ainda é possível analisar com quais recursos o smartphone gastou energia desde a última vez 100% carregado.

4. Ative o modo economia de bateria

O modo de economia de bateria é uma ferramenta nativa do Android que reduz o consumo em até 30%. Esse resultado é obtido por meio da redução do desempenho, nível de vibração, serviços de localização e apps rodando em segundo plano, o que significa que ele afeta a experiência de uso.

Se você está precisando de uma ajuda extra na autonomia do celular, vá em “Configurar” > “Bateria”, clique no ícone do menu (três pontinhos) e selecione “economia de bateria”. Mude a chave para a posição ativada e note que as barras superior e inferior mudarão para a cor laranja, além de o brilho da tela ser reduzido.

5. Insira uma mensagem na tela de bloqueio

Você pode definir uma mensagem simples para ser exibida na tela de bloqueio do Android. Ela pode ser bastante útil em caso de perda do smartphone, já que a pessoa que o encontrar não poderá acessar seus dados devido à senha.

O caminho para fazer isso é ir em “Configurar” > “Segurança” e tocar em “Mensagem de bloqueio”. Insira ali uma informação pessoal que permita a quem achar seu dispositivo entrar em contato, como um segundo número de telefone ou e-mail, e toque em “Salvar”.

6. Encripte todos os arquivos do seu telefone

O Android permite encriptar todos os arquivos do seu dispositivo de uma só vez, o que é bastante útil para quem trabalha com dados sensíveis e precisa de uma camada extra de segurança. Vá em “Configurar” > “Segurança” e deslize a tela até chegar em “Codificação”. Toque em “Codificar telefone” e, na tela seguinte, pressione o botão com o mesmo rótulo. A codificação só é feita com a bateria em 100% e o carregador conectado ao smartphone.

7. Mantenha o celular desbloqueado enquanto ele está com você

Bloquear o celular com uma senha ou um padrão é uma medida de segurança, mas desbloqueá-lo a todo momento pode ser bastante irritante. Para evitar inconvenientes, o usuário pode ativar o “Smart Lock”, uma ferramenta que identifica quando o aparelho está junto ao dono, graças a indicadores de confiança.

Você pode escolher que o smartphone fique desbloqueado quando está no seu bolso, em um lugar confiável, conectado a um dispositivo conhecido, ou usar o reconhecimento facial ou de voz. A ativação é feita em “Configurar” > “Segurança” > “Smart Lock”. Ao tocar na última opção, uma tela explicando o que é o recurso será exibida. Toque na seta de voltar e, então, selecione a sua opção de desbloqueio preferida.

8. Configure links para abrirem em páginas na web em vez de apps

Por padrão, clicar no link que remeta a um aplicativo instalado faz com que o Android abra o conteúdo dentro do app, como ao tocar sobre um endereço do Facebook, por exemplo. No entanto, às vezes, é mais conveniente que a ação seja executada a partir do navegador. Felizmente, é possível definir essa preferência nas configurações do sistema.

No menu “Configurar”, abra a opção “Aplicativos” e toque no ícone de engrenagem. Entre em “Links do app”, escolha a aplicação que desejar e pressione o botão “Limpar padrões”. Dessa forma, ao clicar em um link, você terá a opção de abri-lo com o browser.

9. Bloqueie notificações de apps específicos

Desativar o recebimento de notificações de alguns apps pode ser uma ótima maneira de lidar com o excesso de alertas. Acesse “Configurar” > “Som e notificações” e localize o menu “Notificações de apps”.

Uma lista com todos os aplicativos instalados será mostrada. Entre nos apps que deseja silenciar e mude a chave “Bloquear tudo” para a posição ligada. Você deixará de receber notificações desses serviços, mas ainda pode entrar neles sempre que desejar para ver atualizações.

10. Veja notificações antigas

É comum limpar notificações quando se está muito ocupado e, depois, se arrepender por querer vê-las novamente e não lembrar do que se tratavam. Se isso ocorre muito com você, use o widget de configurações do Android para ter na sua tela inicial o registro de todas as ações realizadas no celular.

Dê um toque longo na tela inicial e selecione “Widgets”. Encontre o app “Configurar” na lista e arraste-o para dentro da tela. Deslize o dedo para baixo, até chegar em “Registro de notificação”, e selecione essa opção. Como a ferramenta captura outras ações além das notificações, ela pode ser útil para identificar quando alguém usou seu celular sem sua permissão.

Aprenda a usar o Gboard para traduzir textos direto do teclado do Android

O Gboard, aplicativo de teclado desenvolvido pelo Google para celulares com Android, foi atualizado recentemente e, como principal novidade, ganhou integração com o Google Tradutor. O recurso permite ao usuário traduzir textos instantaneamente no próprio teclado a partir de qualquer app, sem a necessidade de alternar entre os programas.

Veja, no tutorial a seguir, como usar o tradutor integrado ao Gboard. Vale ressaltar que, embora o aplicativo também esteja disponível para download no iPhone (iOS), a novidade encontra-se disponível apenas para a versão do teclado para Android.

1. Toque sobre um campo de texto qualquer, em qualquer aplicativo para abrir o teclado. No exemplo, iremos usar o WhatsApp. Agora, clique sobre o ícone do Google e, em seguida, sobre o ícone do Google Tradutor – à direita da seta.

2. Caso esteja usando o recurso pela primeira vez, o app informará que o texto digitado será enviado aos servidores do Google para que a tradução possa ser realizada. Toque em “OK” para confirmar.

3. Por fim, basta digitar o texto que você quer traduzir. Por padrão, o app detecta automaticamente o idioma de entrada e traduz para o inglês. Caso necessário, você pode alterar essas configurações tocando sobre o nome do idioma.

Com essas dicas simples, você poderá usar o teclado do Google para traduzir textos instantaneamente no smartphone com Android.

Android – Seus contatos não aparecem no WhatsApp? confira aqui como solucionar esse problema

O WhatsApp é um aplicativo que permite enviar mensagens de texto, realizar chamadas de áudio e vídeo. O mensageiro identifica automaticamente os contatos da agenda do celular que também usam o app, mas, às vezes, a pessoa pode não aparecer na sua lista de amigos. Esse problema também pode acontecer depois da atualização que mudou os status do WhatsApp e a interface do aplicativo.

No entanto, o erro pode ser resolvido de algumas formas. A primeira é verificar se o contato foi adicionado corretamente na agenda do celular Android. Já a segunda é atualizar a lista do mensageiro para adicionar o novo número ou até liberar os contatos ocultos. Há também ajustes nas permissões de segurança que podem causar o problema. Para encontrar de vez a solução, veja o passo a passo neste tutorial.

Adicionar contatos na agenda do Android

1. Para começar, é fundamental saber se a pessoa tem mesmo WhatsApp. Só assim ela aparecerá na sua lista de contatos. Além disso, você precisa saber que o aplicativo capta automaticamente essa informação da agenda do seu celular, e não é preciso adicionar nada extra ao mensageiro. Para isso, busque o ícone de “Telefone” e em “Contatos” toque no sinal de “+” para adicionar um novo número.

2. Adicione o nome da pessoa e depois o número do celular. Lembre-se de colocar o DDD e de não usar traços para separar. Confirme em “Salvar”. Seu contato será criado e note que, em algumas versões do Android, ele já mostra o vínculo com o WhatsApp, caso a pessoa esteja no mensageiro.

Vale lembrar que, para o WhatsApp identificar e funcionar corretamente, o celular precisa estar integrado com chip de operadora ativo e internet móvel ou Wi-Fi.

Permissão de segurança

1. O Android limita o acesso de aplicativos nas funções do celular. Caso o WhatsApp não mostre nenhum contato, talvez você tenha que permitir esse acesso nos ajustes. Para isso, toque em “Configurações” e role a tela até o item de “Gerenciador de aplicações”. Selecione o WhatsApp no final da lista.

2. Agora, dentro das configurações do WhatsApp, selecione as “Permissões” e garanta que o item de “Contatos” esteja ativado na chave lateral.

Ativar contatos ocultos no WhatsApp

1. O WhatsApp tem um ajuste interno que permite mostrar todos os contatos. Para isso, toque no ícone de menu (três pontos) no topo direito e selecione “Configurações”.

2. Depois, toque em “Contatos” e marque a caixa de texto ao lado de “Ver todos os contatos”.

Atualizar lista de contatos

1. Quando você garantir que todos os passos acima foram executados, acesse a aba de “Contatos” no WhatsApp. Lá ficam todos seus amigos que têm o mensageiro (com número adicionado na agenda do Android). Vale lembrar que com os novos status, os contatos podem ser encontrados em uma bolinha verde no canto inferior direito. Depois disso, toque no ícone de menu (três pontos) no topo direito.

2. Selecione “Atualizar” e espere até que o WhatsApp confirme a atualização de sua lista de contatos. Depois disso, os novos contatos devem aparecer na lista.

Saiba como usar o WhatOffline para ler mensagens do WhatsApp sem ser visto

O WhatOffline é um aplicativo que promete deixar o usuário oculto no WhatsApp, para ler e responder mensagens quando quiser. O interessante é que a pessoa não precisa desligar a internet 4G ou o Wi-Fi para não aparecer o status de “online”, que incomoda muita gente. O WhatOffline oferece uma plataforma completa e os “checks” de leitura permanecem em “cinza”, não mudando para o “azul” mesmo depois de você visualizar o recado.

Há também uma forma de abrir as fotos recebidas nas conversas com seus amigos e até ouvir as mensagens de voz, tudo de forma “secreta”. O recurso é gratuito para baixar e está disponível para Android 5.0 Lollipop ou superior. Quer saber como usar no celular? Então confira as dicas neste tutorial completo.

Como ler mensagens do WhatsApp de forma secreta

1. Baixe e instale o WhatOffline no seu Android. Dependendo do sistema operacional será necessário fornecer autorizações de acesso enquanto você utiliza os recursos do app. Esses testes foram feitos em um Android 6.0 Marshmallow. Logo ao abrir o app é necessário dar permissões para acessar as notificações do celular. Para isso, toque em “Go to settings” e ative a chave ao lado de “WhatOffline”. Confirme em “Permitir”.

2. A partir de agora o aplicativo começará a funcionar no Android. Toda vez que você receber uma mensagem no WhatsApp, será mostrada uma notificação do WhatOffline. Toque no alerta “You have one new message” para abrir o app. Será mostrada a tela com a listagem de todas as mensagens recebidas em “Chat”.

3. Em seguida, toque na conversa para ler todos os recados enviados pela pessoa no “seu celular” (imagem 1). Já no “celular do seu amigo” (imagem 2) as mensagens não serão marcadas com os “checks azuis” e você não aparecerá com o status de “online”.

Como responder as mensagens do WhatsApp de forma secreta

1. Você poderá responder os recados do seu amigo sem aparecer “online” no status. Para isso, digite o recado no campo de resposta do WhatOffline e toque no ícone de “seta”. Será necessário dar novas permissões ao app no Android. Para isso, toque em “Go to settings”.

wo2. Role a tela até o final e encontre a categoria de “Serviços”. Toque em “WhatsOffline”. Em seguida, ative na chave ao lado de “WhatOffline” no topo da tela e confirme em “OK”. Vale lembrar que você só precisa ativar essas permissões uma vez e depois basta utilizar o app normalmente.

3. Agora basta voltar ao app digitar normalmente sua resposta no chat do WhatOffline. Para enviar toque no ícone de “seta” azul. O aplicativo fará um rápido acesso ao WhatsApp para enviar o recado, mas não precisa de preocupar: você não aparecerá como “online” no mensageiro para outras pessoas e nem na própria conversa. Os checks azuis de “leitura” da mensagem só serão exibidos se você responder o recado do amigo. Fora isso, permanecerão em “cinza”.

Para funcionar você não deve abrir o aplicativo do WhatsApp de forma alguma. Todas as leituras e envios de recados devem ser feitos pelo WhatOffline no celular. Você pode inclusive ver fotos enviadas na conversa de forma “oculta”, abrindo no celular.

Como abrir mensagens de voz

1. Para ouvir suas mensagens de voz no WhatOffline de forma secreta o procedimento é um pouco diferente. Note que o recado de voz não pode ser tocado diretamente no chat do app, mas é mostrado o alerta do áudio. Para ouvir, toque no ícone de “microfone” no topo direito. O app vai acessar diretamente o áudio em cache salvo no Android, com uma lista de todos por ordem de data mais recente. Toque em um dos itens para executar o áudio no player interno.

O interessante é que dessa forma os checks de leitura no WhatsApp do seu amigo permanecerão cinzas ao invés de azuis, como se você não tivesse ouvido nada.

Como iniciar um chat com amigo

1. Caso você queira começar uma nova conversa com um amigo que ainda não te mandou mensagem, mas não aparecer online no WhatsApp, acesse a aba de “Contatos” do WhatOffline. Em seguida toque na pessoa que preferir. Será aberta a tela de conversa no WhatOffline para você conversar de forma “oculta” com a pessoa (sem importação do histórico anterior à ativação do app).

Vale lembrar que as mensagens trocadas pelo WhatOffline aparecem na sua caixa de conversa do WhatsApp normalmente. Depois você pode continuar o papo pelo mensageiro, se preferir.

Android: como criar atalhos para arquivos e pastas do Google Drive no sistema

dri2O Google Drive para celulares com Android recebeu uma atualização que deve aumentar a produtividade do usuário. A função traz a possibilidade de adicionar atalhos para os seus arquivos e pastas mais usados na tela inicial do sistema. Assim, não é preciso mais navegar pelo aplicativo do Google até encontrar a pasta ou arquivo desejados.

Várias apps para smartphones com Android contam com a função, até mesmo o WhatsApp, que permite criar atalhos para conversas com os contatos mais ativos. No tutorial abaixo, descubra como fazer o mesmo com o Google Drive e criar atalhos de arquivos no menu principal do telefone.

1. Na tela inicial do Android, toque e pressione um espaço vazio.

2. O sistema deverá exibir opções para personalizar a tela inicial, sendo que a organização vai variar de acordo com o modelo do telefone ou launcher. Procure por “Widgets”.

3. Na lista de widgets, procure por “Drive” e escolha a opção “Drive: abrir 1 x 1″. Segure-a e posicione-a no local onde deseja criar atalho.

4. O Google Drive perguntará em qual conta você deseja procurar o arquivo, caso tenha mais de uma cadastrada no telefone. Selecione e toque em “OK”.

5. O Google Drive exibirá o conteúdo da sua nuvem. Você pode navegar normalmente até o arquivo ou pastas que deseja adicionar. Veja como fixar cada conteúdo:

Pastas:

Navegue até dentro da pasta que você deseja fixar e toque em “Selecionar”, na parte de baixo da tela, para que o atalho seja criado.

Arquivo:

Navegue até o arquivo que deseja adicionar e toque sobre ele, para deixá-lo marcado. Em seguida, toque em “Selecionar”, na parte inferior da tela.

Seus atalhos serão criados e você poderá acessar o conteúdo mais rapidamente no Google Drive.

Mudanças do WhatsApp que você pode não ter notado

O WhatsApp tem colocado novidades no aplicativo de maneira discreta e regular, algumas delas sendo atualizadas remotamente, e às vezes os usuários acabam não percebendo alguns novos recursos. Nem todos os recursos são tão impactantes quanto chamadas em vídeos e o rumor do suporte a gifs animados, mas a maioria torna a experiência do app mais interessante.

Veja algumas funções que foram incluídas a partir da versão 2.16.76 do app e algumas outras que estão na beta 2.16.141, podendo ganhar espaço futuramente na versão estável do WhatsApp. O levantamento foi feito pelo site Android Police.

1. Mudança dos ícones de grupos

1Ao mudar uma imagem de símbolo de um grupo, os membros recebiam um aviso dentro do próprio chat. Agora, esse aviso mostra o ícone novo e o antigo, ficando mais fácil perceber a mudança.

2. Ações facilitadas para contatos desconhecidos

2Quando um contato que não estava em sua agenda iniciava uma conversa com você no WhatsApp, as opções dadas eram para bloquear ou adicionar, aparecendo em uma interface cinzenta. A nova versão do app inclui “reportar spam” e aparece como uma lista abaixo das mensagens trocadas.

3. Notificação de chamada perdida dentro das conversas

3Antes, quando você recebia chamada pelo WhatsApp e não conseguia atender, o app exibia uma notificação na aba “chamadas”. Agora, uma mensagem com o alerta também é exibido na sua conversa com o contato que tentou falar com você.

4. Nova interface de criação de grupos e transmissões

4A interface de criação de grupos e transmissões também passou por mudanças, seguindo o novo visual do WhatsApp. Agora, os contatos selecionados ficam todos agrupados no topo, o que permite que sejam removidos com apenas um toque.

5. Emoji olímpico

5Para as Olimpíadas, que já estão próximas, o WhatsApp deixou pronto um emoji especial. Ele fica ao final da aba de esportes  e traz o símbolo dos cinco anéis coloridos, acrescentado em um beta recente do mensageiro.

6. Novas mensagens abaixo

6Uma das novidades do WhatsApp agora é uma setinha que aparece quando você recebe novas mensagens – para que você não se perca caso esteja navegando na conversa e tenha “subido” até alguma mensagem mais antiga. Ao clicar na setinha, o usuário já desce para as mensagens novas não lidas.

7. Rolagem infinita para cima 

7Ao navegar para mensagens antigas, o WhatsApp  pedia que usuários ficassem pressionando para “carregar mensagens anteriores”, no caso do Android. Agora, com atualizações recentes, o app fará isso automaticamente.6 – Novas mensagens abaixo