Alcatel Idol 4 Pro

A Alcatel iniciou nesta semana a pré-venda do seu novo smartphone Idol 4 Pro na Europa, que roda o sistema Windows 10 Mobile, aposta não muito bem-sucedida da Microsoft no segmento móvel.

O anúncio chama a atenção porque acontece logo após a Microsoft encerrar o suporte oficial para o Windows Phone 8.1, versão anterior do sistema móvel da companhia de Redmond, o que foi visto como mais um sinal de uma possível morte da plataforma Windows Phone em breve.

O novo Idol Pro 4 é basicamente uma versão melhorada de outro aparelho da Alcatel, o Idol 4S, que foi lançado no ano passado. As suas especificações incluem tela AMOLED de 5,5 polegadas, processador Snapdragon 820, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento.

No entanto, chama a atenção o preço sugerido de 420 euros (cerca de 550 dólares), um valor relativamente alto, ainda mais para um aparelho que roda um sistema com participação muito pequena, quase nula, no mercado móvel, em comparação com os líderes Android e iOS.

Saiba como ativar e usar o visualizador de fotos antigo no Windows 10

Windows 10 trouxe um novo aplicativo de fotos que, por padrão, é usado tanto para organizar a biblioteca de mídia do usuário quanto para a visualização de imagens abertas pelo Windows Explorer. Como o aplicativo traz vários recursos, ficou mais pesado e pode demorar para abrir, especialmente nos computadores mais antigos.

Se você deseja uma ferramenta mais leve e rápida, confira o tutorial a seguir e aprenda a ativar e usar o antigo visualizador de fotos do Windows 7 como aplicativo padrão. O software vai exibir os formatos de imagens na última versão do sistema operacional da Microsoft.

1. Pressione o comando “Windows + R” para abrir o “Executar” e entre com o comando “regedit.exe” (sem as aspas);

2. Uma mensagem de confirmação do UAC será aberta. Nela, clique em “Sim” para continuar;

3. Agora, na lateral esquerda da janela do editor de registro, navegue até “HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Classes \ .jpg”. À esquerda, dê um duplo clique sobre “(Padrão)” e entre com o valor “PhotoViewer.FileAssoc.Tiff” (sem as aspas);

4. Repita o procedimento acima, do terceiro passo, nas seguintes chaves:

  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\.jpeg
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\.gif
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\.png
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\.bmp
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\.tiff
  • HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes\.ico

5. Após fazer as alterações no registro, feche o editor e abra as configurações do Windows 10. Por lá, clique em “Apps”;

6. Por fim, em “Aplicativos padrão”, clique em “Fotos” e escolha o “Visualizador de Fotos do Windows”.

Dessa forma, visualizador de fotos antigo do Windows 7 será executado sempre que você abrir uma foto.

Aprenda como usar a Cortana como assistente pessoal padrão no celular Android

Cortana pode ser manuseada como assistente pessoal padrão no Android. Ao reprogramar o botão Home, o software da Microsoft assume o lugar do Google Now ou do Google Assistente no dispositivo, criando um atalho em qualquer tela para acessar lembretes, compromissos e comando de voz. A alternativa é útil para quem usa Windows 10 no PC e quer sincronizar suas informações no smartphone.

O passo a passo a seguir requer a instalação e configuração prévia do app da Cortana no celular. O procedimento abaixo é válido para smartphones rodando o Android 6.0 Marshmallow ou superior.

1. Acesse as configurações do Android e vá até a opção “Aplicativos”. Em seguida, toque no ícone de engrenagem na parte superior.

2. No item “Assistência e entrada por voz”, toque em “App de assistência”.

3. Veja que o Google está definido como padrão, mas você pode selecionar a Cortana. Vai abrir uma janela que começa com a mensagem “Tornar Cortana seu assistente?” Confirme a mudança tocando em “Concordo”.

4. A partir de agora, ao manter o botão de início do seu celular pressionado, o Android abrirá a Cortana no lugar do Google.

A dica é importante para quem usa Windows 10 porque permite usar o mesmo assistente no PC e no celular. Ao inserir um lembrete, nota ou compromisso no computador, o mesmo conteúdo aparece na Cortana para Android com um atalho no Home.

Saiba como usar o bloqueio dinâmico do Windows 10 para proteger seu PC

O Creators Update do Windows 10 adicionou uma nova forma de manter o seu computador protegido. Trata-se do bloqueio dinâmico, que utiliza o pareamento via Bluetooth com um celular para determinar quando o usuário está perto ou não da máquina. Assim, não é mais preciso ter que se preocupar em bloquear o PC com senha toda vez que sai de casa ou do trabalho. Confira neste tutorial do TopNovas como ativar o Dynamic Lock e proteja seu computador.

Como o bloqueio dinâmico funciona? E o que é preciso?

Para usar o Dynamic Lock no Windows 10, o usuário precisa de um PC com conectividade Bluetooth e um celular com Android, iOS ou Windows Mobile. Feito isso, é necessário parear os dispositivos, conforme mostraremos a seguir, e mantê-los conectados constantemente. Enquanto o smartphone estiver por perto, o sistema manterá o computador desbloqueado.

Quando celular e PC perdem a conexão, o bloqueio dinâmico entra em ação, “trancando” o sistema operacional e exigindo a senha (se ativada) para o uso. Antes de ativar o recurso, contudo, o usuário deve levar em consideração o campo de alcance da conexão Bluetooth, que normalmente é de até 10 metros.

Como usar o bloqueio dinâmico

Etapa 1. Pareando o PC e o celular

1. Abra as configurações do Windows e clique em “Dispositivos”;

2. Na guia “Bluetooth e outros dispositivos”, clique na chave para ativar o Bluetooth;

3. Clique em “Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo”. Nesse momento, confira se o Bluetooth do celular está ativado e visível;

4. Clique na opção “Bluetooth” na janela que se abre;

5. O Windows começará a procurar pelos dispositivos próximos e exibirá uma lista. Clique no seu celular;

6. Durante o pareamento, tanto o PC como o celular mostrarão um código, que deverá ser o mesmo em ambos. Caso esteja tudo certo, confirme;

7. Caso esteja tudo certo, o Windows confirmará a conexão. Clique em ”Concluído”;

Dica. Após parear o seu celular com o PC, é possível ligar o Bluetooth e fazer a conexão a partir da central de ação do Windows. Basta acessar na barra de tarefas ou usar o atalho “Tecla Windows + A”

Etapa 2. Ativando o bloqueio dinâmico

1. Volte à página inicial das configurações do Windows e clique em “Contas”;

2. Selecione a guia “Opções de entrada”;

3. Role a tela e marque a opção “Bloqueio Dinâmico”;

Pronto! Agora o seu computador será bloqueado sempre que você sair do campo de alcance do Bluetooth.

Windows 10: saiba como assistir vídeos em modo PIP no

O aplicativo de reprodução de vídeos do Windows 10 foi atualizado na versão Creators Update do sistema e, dentre outras novidades, adicionou suporte a vídeos em modo PIP (Picture in Picture). Por meio dele, o usuário pode destacar o vídeo, que fica ‘flutuando’ sobre as demais janelas, enquanto faz outras tarefas no computador.

Se você já instalou a última atualização do sistema da Microsoft em seu computador ou tablet, confira a dica e aprenda a usar o novo modo PIP do app Filmes e TV no Windows 10.

1. Abra o vídeo que você quer ver em modo PIP no app Filmes e TV. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e vá em “Abrir com”;

2. Agora, na janela principal do aplicativo, basta clicar no botão à esquerda do botão de tela cheia, no canto inferior direito do app;

3. O vídeo será exibido em uma pequena janela no canto superior direito da tela e ficará sobreposto a todas as outras janelas. Clique sobre ele para exibir os controles do vídeo. Para sair do modo PIP, basta clicar sobre o botão, localizado no canto inferior direito da miniatura;

4. Você também pode clicar sobre a parte superior do vídeo e arrastar a miniatura livremente pela tela ou aumentar e diminuir o tamanho do vídeo clicando sobre uma das bordas e arrastando.

Dessa forma, você poderá usar o modo Picture in Picture para assistir filmes e séries no Windows 10 enquanto faz outras tarefas no computador.

Windows 10 Update Assistant Tool: saiba como usá-lo

Microsoft oferece as atualizações do Windows por meio do Windows Update. Normalmente, basta aguardar, pois o sistema baixa e faz as atualizações quando possível automaticamente. Mas, caso isso não funcione no seu computador, e você esteja com pressa para experimentar a mais recente versão do sistema , é possível agilizar o processo usando o Windows 10 Update Assistant Tool. Caso você não tenha utilizado a ferramenta ainda, veja nesse tutorial como configurá-la para atualizar o sistema.

1. Acesse o site da Microsoft e baixe o Assistente de Atualização do Windows 10. Depois, acesse a pasta onde o arquivo foi salvo e dê dois clique para executá-lo. Autorize a execução do Assistente de Atualização do Windows 10 informando as credencias do administrador ou clicando no botão “Sim”;

2. Na primeira tela do programa, clique no botão “Atualizar agora” para que ele faça uma verificação do seu PC;

3. Se o seu computador receber “OK” em todos os itens, clique no botão “Avançar”, e aguarde até que o Assistente baixe e instale o Windows 10;

4. Quando o assistente finalizar, clique no botão “Sair” e reinicie o sistema.

Após inciciar o sistema novamente, ele já estará atualizado e pronto para usar a nova ferramenta.

Como ativar o recurso brilho adaptável no Windows 10 passo a passo

O Windows 10 conta com o recurso de brilho adaptável, função que ajusta o brilho do monitor de acordo com a luz ambiente. Ou seja, se houver pouca luz ao seu redor, o sistema irá reduzir o brilho ou aumentá-lo. Controlar o nível de brilho e contraste nos monitores é um recurso importante para conseguir a melhor imagem e evitar fadiga ocular. Por padrão, o sistema operacional da Microsoft não vem com o recurso brilho adaptado ativado. Confira, no tutorial abaixo, como ativar.

1. Acesse as configurações de energia do Windows. Para isso, pressione simultaneamente as teclas ”Windows + R”. Na janela que aparecerá, digite “powercfg.cpl” (sem as aspas) e tecle ”Enter”;

2. Em “Opções de Energia”, toque no item “Alterar configurações do plano” que fica ao lado do plano atualmente em uso;

3. Em “Editar Configurações do Plano”, clique em “Alterar configurações de energia avançadas”;

4. Na janela que será exibida, localize o item “Vídeo” e clique no sinal de adição que fica ao lado dele. Abaixo, faça o mesmo com o item “Habilitar brilho adaptável”;

5. Para ativar o brilho adaptável, basta clicar na seta ao lado dos itens “Na bateria:” e “Na tomada:”, e mudar a opção delas de “Desligado” para “Ativado”.

Pronto! Agora, deixe que o Windows cuide do brilho da tela para você.