Xbox One: Saiba como salvar gameplays e screenshots no novo menu do console

Xbox One recebeu uma atualização que alterou o sistema operacional do console. Entre as principais melhorias estão as novidades no sistema de captura de imagens e vídeos dos jogos, que agora tem funções mais completas e pode ser acessado mais facilmente no painel do console.

As opções do DVR de Jogos estão mais acessíveis ao pressionar o botão central do controle, que permite capturas rápidas, opções avançadas e acesso à galeria de imagens e vídeos do console, que podem ser editados e importados para o OneDrive. Veja o guia e saiba como usar a nova ferramenta.

1. Enquanto roda algum jogo no seu Xbox One, pressione o botão central do controle (X luminoso) para abrir o novo painel do console. Na parte superior central é possível ver os atalhos para fazer capturas de vídeo e imagens rapidamente;

2. Depois de pressionar um dos botões (X ou Y), você receberá uma notificação de que as imagens foram capturadas e salvas. Note que no caso de screenshots, a imagem capturada será relativa ao momento em que você pressionou o botão central do controle;

3. Para conferir as opções avançadas de captura, pressione o botão central do controle e então aperte Select (Change View). Nessa tela é possível iniciar novas gravações (de até cinco minutos), ou gravar os últimos cinco minutos de jogo;

4. Para conferir e compartilhar seus vídeos e imagens, abra o DVR de Jogos (veja passo acima) e clique em “Gerenciar Capturas”;

5. Nessa tela você terá acesso a todas as imagens e vídeos salvos dos seus jogos no Xbox One. Pressione A em qualquer um dos arquivos para executá-los;Passo 6. Na parte superior da tela é possível filtrar os arquivos que estão salvos na Xbox Live e HD do aparelho, ou separar apenas imagens e vídeos dos jogos;

6. Para enviar um dos arquivos para um computador ou smartphone, selecione-o e clique em “Carregar para o OneDrive”;

7. Quando o upload estiver completo, você receberá a notificação (veja imagem);

8. Para acessar ou baixar seus arquivos do PC ou smartphone, abra o OneDrive e faça login com a sua conta Microsoft (a mesma usada para logar no Xbox One). Na pasta “Imagens” você poderá encontrar todos os arquivos salvos, que podem ser baixados normalmente;

9. Outra opção é a de editar seus vídeos diretamente pelo Xbox One, usando o app upload Studio. Para isso basta abrir o arquivo no Xbox e clicar em “Editar”;

10. No Upload Studio, pode-se adicionar temas, fotos, textos, audios e até mesmo imagens gravadas com o Kinect. O vídeo pode ser salvo e subido para o OneDrive posteriormente.

Dicas para evitar o aquecimento do console Xbox One

O Xbox One é o console de jogos da Microsoft, lançado no final de 2013. Além dos títulos exclusivos e novidades no seu sistema operacional, o videogame da atual geração também é mais potente, o que exige mais do sistema de resfriamento para evitar que o console aqueça e cause problemas maiores.

Apesar de ser bem preparado para se manter em temperatura estável, o Xbox One requer alguns cuidados de seus donos para que não termine mais quente do que o normal, o que pode causar danos em suas peças. Confira dicas para evitar o aquecimento do Xbox One.

Evite estantes ou prateleiras fechadas

Uma das escolhas mais importantes para garantir que o seu Xbox One não esquente muito é o local onde ele será posicionado. Evite estantes ou prateleiras muito apertadas, com laterais e fundo fechados.

Isso fará com que o local fique mais quente, e evitará a circulação de ar adequada para o resfriamento do Xbox One. Opte por locais com bom espaço e nenhum tipo de objeto posicionado ao lado ou acima do console.

Mantenha as saídas de ar livres

Mais do que simples detalhes do design do Xbox One, as saídas de ar posicionadas na parte superior e lateral do console ajudam os coolers internos e “expulsam” o ar quente de dentro do aparelho.

Não é raro ver usuários que cobrem o console com toalhas ou panos para evitar a poeira, e terminam usando o aparelho sem retirar esses objetos. Sempre que for jogar, retire tudo de cima do Xbox, especialmente da lateral direita.

Fique de olho no cooler da fonte

No primeiro modelo do Xbox One, a fonte externa também conta com um pequeno cooler, que evita que a peça fique muito quente depois de longos períodos de uso. Muitos jogadores não sabem da existência desse dispositivo, e terminam colocando a fonte em lugares muito fechados e sem ventilação.

Sempre que instalar o seu Xbox One em algum lugar, procure um espaço livre de fios e muitos objetos para posicionar a sua fonte na horizontal. Assim será mais fácil evitar problemas de resfriamento.

Mantenha o seu aparelho limpo

A poeira é um dos grandes vilões dos aparelhos eletrônicos. Além de deixar seu console mais feio, o pó também pode obstruir completamente as saídas de ar, dificultando a circulação da ventilação.

Não se esqueça de limpar o Xbox One de tempos em tempos para evitar esse problema. Caso encontre dificuldade em retirar a poeira, algumas lojas especializadas contam com serviços de limpeza profissional.

Desligue o console enquanto não estiver usando

Assim como em diversos outros eletrônicos, períodos de tempo muito longos ligado podem aumentar significativamente a temperatura do Xbox One, e até mesmo causar problemas a longo prazo.

Isso não significa que você deve jogar menos no seu console, mas sim que deve evitar que o aparelho fique ligado sem uso por muito tempo. Terminou de jogar? Desligue o Xbox One.

No Xbox One S, use o suporte vertical

O novo modelo do Xbox One trouxe algumas mudanças, incluindo uma fonte interna, que torna a instalação mais simples e compacta. Diferentemente do modelo original do XOne, o S também pode ser posicionado na vertical.

Mas antes de colocar o seu novo console na vertical, lembre-se de que, para isso, é preciso usar um suporte especial. Caso esse suporte não for usado, uma das saídas de ar será completamente encoberta, o que pode levar o aparelho ao superaquecimento.

Xbox One: aumentar a duração das pilhas do controle, veja como

O controle do Xbox One trouxe uma série de melhorias à já consagrada versão do 360, como gatilhos com vibração independente, ausência de parafusos aparentes e um direcional digital melhorado. Apesar disso, o controle continua usando pilhas como sua alimentação principal. Confira as nossas dicas para fazê-las durar mais.

pil

Mantenha o headset desplugado…

Mesmo que não estiver sendo efetivamente usado, o headset é responsável pelo consumo de bateria extra do controle. Lembre-se de remover o periférico do controle enquanto não estiver usando o mesmo.

Desabilite a vibração do controle no game…

Alguns games permitem que você desabilite a função de vibração, que é uma das grandes responsáveis pelo consumo de energia das baterias do controle.

Se estiver jogando um daqueles games que não aproveitam muito bem o sistema de vibração independente, ou simplesmente enjoar do feedback, desligue a função e adicione algumas boas horas à vida útil da bateria.

Desligue o controle enquanto não estiver usando…

O controle do Xbox One até conta com uma função que o desliga automaticamente depois de algum tempo de inatividade, mas nada melhor do que você mesmo desligar o joystick quando for abandoná-lo por algum tempo.

Basta segurar o botão central e clicar A na opção para cortar o consumo imediatamente. Aproveite para usar os comandos de voz do Kinect.

Use pilhas recarregáveis ou o Play and Charge…

Pilhas avulsas podem terminar custando caro, então uma boa ideia é investir em um bom kit de pilhas recarregáveis. Além da comodidade de recarregá-las sempre que acabarem, elas também costumam ter uma ótima duração.

Outra opção, um pouco mais cara, é o kit Play and Charge, que substitui a tampa de pilhas por uma bateria dedicada, também recarregável.

Use o controle com fio…

Sabe aqueles momentos em que as pilhas não dão conta, e o controle fica sem alimentação? É possível usar um cabo micro USB qualquer e ligá-lo diretamente ao console.

Além de dispensar o uso de pilhas, a função ainda deixa o controle um pouquinho mais preciso, já que todo o atraso dos comandos sem fio é removido. De quebra, ainda é possível recarregar pilhas diretamente pelo controle, usando a energia fornecida pelo USB.

Xbox One: como postar, comentar e compartilhar no novo feed do console

1: No menu principal do console, selecione a barra de perfil do lado esquerdo.

2: Na janela “Feed de Atividades” é possível fazer postagens de texto clicando na caixa com um “+”.

3: Digite o texto e pressione start para postar.

4: Sua publicação aparecerá no topo do feed, onde todos os seus amigos e seguidores poderão curtir, comentar e compartilhar.

5: Para interagir com uma publicação de um amigo, selecione-a e pressione A para abrir.

6: No ícone de coração basta clicar A para curtir a publicação.

7: Para comentar em uma postagem, clique no ícone de balão para escrever.

8: Escreva o texto e pressione start para postar. Seu comentário será exibido logo abaixo da postagem.

9: Para compartilhar uma postagem clique no ícone.

10: Selecione onde deseja compartilhar o post. É possível enviá-lo para a sua timeline, ou por mensagem para outro amigo.

11: Ainda é possível adicionar uma legenda, ou simplesmente publicar o conteúdo clicando em “Compartilhar isso”.

xo-2

Xbox One: saiba como excluir e bloquear um usuário na Xbox Live

1: No menu principal do Xbox One, acesse a opção “Amigos”.

2: Ná lista de amigos, vá até o final e pressione “A” em “…” para ver todos os adicionados.

3: Agora procure e selecione o jogador que deseja excluir.

4: Agora vá em “Mudar opções de amizade”.

5: Na parte de baixo, pressione “A:  em “Remova amigo”.

6: Caso não queira mais receber mensagens, pedidos de amizade ou sequer jogar novamente com o usuários, vá em “Reportar ou bloquear” e pressione “A”.

blo

Xbox One: saiba como liberar espaço no HD deletando vídeos capturados

XO

1. No menu principal do Xbox One, acesse a opção “My games & apps” (jogos e aplicativos, veja na foto). Lá estará listado todo o conteúdo do console.

2. Pressione a seta para baixo para ver a lista de aplicativos e busque por “Upload”.

3. Já na tela do aplicativo, pressione A sobre a opção “My clips” (Meus clipes), onde você terá acesso a todos os vídeos já salvos no console.

4. Navegue pela lista de clipes e posicione o curso online grátisr sobre o arquivo que deseja deletar. É possível assistir uma prévia do vídeo deixando o curso online grátisr parado por alguns segundos.

5. Para apagar o vídeo, pressione Start e escolha “Delete”.

6. Agora clique em delete novamente para confirmar. É possível repetir o processo em todos os clipes, liberando um bom espaço no HD do Xbox One, independente do aparelho desbloqueado ou destravado.

7. Caso tenha problemas em encontrar os vídeos que deseja deletar, é possível aplicar alguns filtros, que mudarão a disposição dos arquivos. Para isso, basta clicar na barra superior e escolher a opção desejada.

Xbox One: saiba como customizar o seu avatar no console

XO

1. Na tela principal do console, posicione o curso online grátisr sobre a barra de perfil (veja na foto acima) e pressione A.

2. Na nova janela, escolhe “My profile” (Meu perfil) para ter acesso a detalhes da sua conta.

3. Agora escolha “Customize avatar” (Customizar avatar).

4. Essa é a hora de alterar o que quiser no seu personagem. Cortes de cabelo, roupas, acessórios e até os itens conseguidos nos games para Xbox 360 estarão disponíveis.

5. Depois de terminar as alterações, pressione B até retornar ao menu principal. As atualizações serão salvas automaticamente, e também farão efeito em outros consoles e aparelhos, incluindo Xbox One, 360 e Windows Phone.

6. Na mesma tela, ainda é possível fazer uma nova imagem de perfil para a sua conta. É possível escolher manualmente o ângulo da câmera, fundo e até a pose do seu avatar. A imagem pode tanto ser usada na conta, como enviada via e-mail.