Chrome guarda senhas digitadas; aprenda a exportar a lista e ver todas

Ao entrar com as credenciais de um site ou rede social no Google Chrome, o navegador dá a opção de salvar as informações para que não haja a necessidade de digitá-las novamente nos próximos acessos e “entrar direto”. No entanto, essa não é a forma mais segura de armazenar as suas senhas. Embora os dados sejam criptografados, a chave para decifrá-los é justamente a senha da sua conta de usuário do Windows— que costuma ser simples. Ou seja, na prática, qualquer aplicativo executado no computador terá acesso às senhas gravadas pelo browser.

 

Para evitar esse problema, é recomendado o uso de gerenciadores de senhas que não estejam integrados aos navegadores. O LastPass, por exemplo, um dos mais populares do mercado, já permite que seus usuários acessem as informações em computadores e celulares de forma gratuita.

Entretanto, digitar novamente todas essas informações em um gerenciador de senhas pode se tornar uma tarefa chata e demorada. O Chrome, porém, esconde uma função experimental que promete facilitar a vida dos usuários que buscam mais segurança para o armazenamento dessas credenciais.

Como acessar

1. Digite “chrome://flags” (sem as aspas) na barra de endereços e pressione “Enter”;

2. Procure por “importação e exportação de senhas”;

3. Selecione a opção “ativada” e reinicie o navegador;

4. Digite “chrome://settings/passwords” (sem as aspas) na barra de endereços e pressione “Enter”;

5. Clique no botão “exportar” para baixar o arquivo no seu computador.

O arquivo gerado ao final do processo, no formato CSV (Excel), poderá ser enviado para grande parte dos gerenciadores de senhas. É importante ressaltar que, se houver a utilização de senhas iguais para serviços diferentes, você deve aproveitar para atualizá-las. Embora garanta o armazenamento seguro, usar senhas iguais ainda pode comprometer sua segurança na Internet.