Google Instant preocupa blogueiros e sites menores

O Google anunciou na última quarta-feira (8) o recurso Instant, que mostra resultados em tempo real, durante a digitação da pesquisa. As consequências serão devastadoras.

Logo de início, fica claro que a página 2 dos resultados deixará de ser usada. Mesmo a área da página 1 que fica abaixo do limite inferior do monitore é acessada pela rolagem da telaperderá importância. Os internautas tendem a reformular suas buscas várias vezes em seguida para encontrar o que procuram, uma vez que não vão precisar mais dar Enter.

Isso destrói a web dos sites pouco conhecidos, que costumavam ser encontrados por acaso, enquanto dávamos uma boa esquadrinhada nos resultados. Como o Google Instant tende a priorizar o que a maioria pesquisa, as pessoas ficarão satisfeitas com o que saltar aos olhos no topo da página, fatalmente resultado de uma melhor otimização de site de busca (SEO). O papel dos profissionais dessa área se tornará ainda mais importante, uma vez que surgir em sétimo, oitavo, nono ou décimo lugar será o mesmo que nada.

Durante a apresentação da nova funcionalidade, Marissa Mayer, vice-presidente de Produtos de Busca e Experiência do Usuário do Google afirmou que o novo recurso reduz o tempo de pesquisa em 2 a 5 segundos por usuário. No meio disso, as grandes marcasos figurões da webvão ganhar exposição gratuita ainda maior, mas a web desconhecida sairá do radar do buscador.

Veja isso

Deixe uma resposta