Nova bateria da Samsung pode ser completamente recarregada em 12 minutos

Sempre evoluindo, quase todos os itens do smarthone nos últimos tempos, o instituto de pesquisa da Samsung publicou um artigo científico explicando como funciona seu novo modelo de baterias para dispositivos móveis. As células de energia são feitas com “bolas de grafeno” e podem ser completamente recarregadas, indo de 0% a 100% de carga, em apenas 12 minutos, segundo a empresa. Em comparação, as células de íons de lítio conseguem fazer algo similar em mais de uma hora.

Além dessa característica do carregamento rápido, as novas baterias da Samsung também teriam 45% mais capacidade de armazenar eletricidade na comparação com os modelos atuais. Isso resultaria em células capazes de fazer smartphones durarem muito mais tempo longe das tomadas sem aumentar a espessura ou tamanho da carcaça.

Segundo a Samsung, o grafeno é considerado o material mais adequado para baterias em dispositivos móveis pois conta com uma série de vantagens. Na comparação com o lítio, ele consegue transferir energia 140 vezes mais rápido, tem maior capacidade de armazenamento e se mantém estável a temperaturas de até 60°C. Ou seja, o perigo de uma célula de grafeno explodir por conta de superaquecimento é bem menor. Além de smartphones, essa tecnologia poderia beneficiar largamente carros e outros veículos elétricos.

A coreana não afirma quando pretende começar a produzir baterias desse novo tipo em escala comercial, mas patentes para o novo sistema de bolas de grafeno já foram registradas na Coreia do Sul e nos EUA. Talvez os próximos top de linha da empresa, os Galaxy S9 e S9+ não contem com a novidade, mas essa seria uma boa aposta para o Note 9 ou mesmo para o Galaxy S10.

Veja isso

Deixe uma resposta