Recursos dos novos iPhones presentes nos Androids

ipOs novos iPhones 6s e 6s Plus foram anunciados pela Apple, que cumpriu cronograma de renovação anual dessa linha com pontualidade. A maior parte das mudanças do novo aparelho não pode ser vista, já está no hardware e, consequentemente, nas suas funções.

Poucas das novidades são totalmente originais por parte da Apple. Confira a seguir cinco recursos dos iPhones que já estavam presentes nos smartphones com sistema Android.

Live Photos

Um recurso de fotografia chamou a atenção nos novos iPhones. Chamada Live Photo, a função permite ao usuário tirar fotos que têm um pequeno vídeo escondido. Ao pousar o dedo sobre a imagem e pressionar a tela por um pouco mais de tempo do que o normal, a foto começa a se mover.

Isso acontece porque o app de câmera do iPhone tira fotos capturando as imagens de, aproximadamente, um segundo antes e um segundo depois do clique.

O recurso que deixa as suas fotos as estilo “Harry Potter” já existia nos smartphones da Sony. No entanto, é preciso escolher um modo específico para que essa captura ocorra, diferentemente do que acontece no iPhone.

Assistente alerta

A Siri agora pode ser ativada com o comando de voz “Hey, Siri”, mesmo que o aparelho não esteja ligado a uma tomada, como era antes. Isso acontece por conta do novo coprocessador M8, que funciona em conjunto com o chip A9 dos iPhones 6s e 6s Plus.

A Motorola apresentou um recurso bastante semelhante no Moto X, no segundo semestre de 2013. O rival da Siri, o Google Now, era ativado com o comando “Ok, Google Now”. Mas atualmente essa frase pode ser mudada por qualquer outra.

Câmera de selfie

Todas as câmeras frontais dos smartphones topo de linha com sistema Android lançados nos últimos meses já têm, ao menos, resolução de 5 megapixels. É exatamente isso que agora os novos iPhones trazem aos fãs da Apple.

Mas as câmeras dos iPhones 6s e 6s Plus ainda não são as dianteiras com mais resolução do mercado. A Huawei conta com o Ascend P7, que tem 8 megapixels, e a Asus tem o Zenfone 2 Selfie, que tem câmera frontal de 13 megapixels.

4K

Quase dois anos depois do primeiro smartphone Android com suporte para filmagens com resolução 4K, o iPhone 6s e o 6s Plus agora também podem gravar nesse formato.

Uma questão é que os vídeos 4K ocupam muito espaço e os iPhones não têm suporte para cartões microSD. Ou seja, se você quiser filmar com esse aparelho, é melhor optar pela versão mais cara, que tem 128 GB de armazenamento interno.

Veja isso