Saiba os 8 erros inevitáveis para não ter dinheiro

Com essa crise que estamos atravessando quem não gosta de ter um dinheirinho no bolso? “O investimento costuma ser a melhor forma de alcançar a independência financeira” afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor.

O investimento em novos produtos tem se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros, inclusive por conta do baixo rendimento da poupança. Porém, para realizar essas aplicações é necessário conhecer verdadeiramente as formas de investir dinheiro e sempre buscar mais o que aprender. O educador financeiro do Blog de Valor, André Bona listou 8 erros que você deve evitar ao investir dinheiro.

1. Falta de planejamento

Esse é o pior erro que um investidor pode cometer. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso ter visão estratégica e conhecer os objetivos pelos quais você pretende investir. No planejamento não existe emoção. O que manda única e exclusivamente é a razão. Traçar metas e ter disciplina.

2. Falta de humildade

Muitas pessoas têm mania de grandeza, pensam que sabem de tudo e se acham superiores por terem conseguindo alguns lucros com investimentos. Porém, o mercado financeiro vive em constante renovação e consequentemente sempre há o que aprender.

3. Não se precaver

Todo investidor quer ganhar com suas aplicações, isso é óbvio. Mas, nem sempre isso é possível. Tudo depende das mudanças de mercado, e entrar no mundo dos investimentos esperado ganhar sempre pode gerar frustrações que atrasam a vida de um investidor em potencial. Ao investir dinheiro, esteja preparado para perder dinheiro. Assim, os ganhos serão motivo de muito contentamento. Além disso, se acontecer de a primeira aplicação não gerar lucros você vai estar pronto para encarar a próxima de cabeça erguida e a melhor maneira de fazer isso é através de uma análise de seus investimentos.

4. Deixar de tentar por medo

É importante não deixar seus receios impedi-lo de aplicar dinheiro. Não se esqueça de que o investimento costuma ser a melhor forma de alcançar a independência financeira. O medo deve influenciar de forma racional para que você comece com investimentos mais conservadores e seja sempre cauteloso.

5. Não contratar um profissional

Muitos investidores iniciam suas aplicações sem a ajuda de um profissional. Isso pode funcionar quando se tem tempo e disciplina para se dedicar aos estudos e acompanhar suas aplicações a fim de saber se estão dando certo, afinal o mercado muda frequentemente. Por isso, é necessário um acompanhamento regrado para ter mais chances de aumentar o lucro e evitar prejuízos. Um auxilio profissional pode ser importante, porém você deve sempre perguntar ao profissional como ele é remunerado, a fim de evitar conflitos de interesses. Muitos profissionais são remunerados pelas comissões que você gera e não pelos resultados que você obtém e isso pode ser ruim. Você pode também utilizar ajuda profissional contratando cursos sobre investimentos. A vantagem desse tipo de ajuda é que você estudará e com o tempo não será mais dependente de uma ajuda profissional que possa ter conflito de interesses.

6. Não dividir os investimentos

Uma das melhores maneiras de investir dinheiro com baixo risco é através da divisão dos investimentos. Por exemplo, se você separou R$ 100.000,00 para sua primeira aplicação, você poderia por exemplo destinar 80% ao Tesouro Direto que é um investimento bastante seguro e 20% a Fundos Imobiliários. A divisão deve ser conforme o seu planejamento financeiro pessoal. Dessa forma você diminui riscos e tem a possibilidade de alcançar lucros maiores.

7. Não acompanhar os investimentos

Apesar da ajuda profissional ser indispensável, é preciso que o investidor acompanhe seus investimentos e esteja atento aos detalhes. Esse ponto é importante, porque um bom investidor sempre conhece suas finanças.

8. Desistir de investir dinheiro

Sabemos que investimentos não são fáceis e que demandam muito tempo e energia. Por isso, muitos investidores desistem nos primeiros anos. Continue estudando, pois apenas com persistência é possível alcançar seus objetivos e ter um bom patrimônio.

 

Veja isso

Deixe uma resposta