quarta-feira , 23 de Maio de 2018

Saiba quais cursos e profissões estarão em alta em 2018

O mercado de trabalho está em constante mudança. Um curso que estava em alta dez anos atrás pode não ser mais tão interessante. Por outro lado, uma formação que há alguns anos nem era oferecida nas faculdades pode estar bombando!

No momento de decidir qual a carreira ideal ou escolher um curso para se especializar, temos que considerar nossas habilidades e o que gostamos de fazer. No entanto, uma questão que não pode ser deixada de lado nessa hora é se existirá uma boa oferta de emprego naquela área depois de se formar.

Saber quais as carreiras mais promissoras e os cursos que estão em alta ajuda muito a escolher o caminho profissional.

Consultamos diversas pesquisas baseadas na opinião de especialistas em alguns setores da economia e também de consultores de recrutamento. O resultado é uma lista de 10 cursos que estão em alta no momento e que possibilitam oportunidades de crescimento para seus profissionais.

Conheça 10 cursos que estão em alta:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A área de Tecnologia da Informação (TI) como um todo é bastante promissora e não sofre tanto com as incertezas da economia. Especialistas afirmam que a expectativa é que este mercado tenha uma expansão acima do crescimento econômico do País.

Dentre os profissionais de TI mais requisitados estão os desenvolvedores de sistemas, softwares e aplicativos para dispositivos móveis.

Saiba mais: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2.Ciências Contábeis

Em períodos de economia incerta, uma das maiores preocupações das empresas é manter o controle financeiro sempre em dia. Profissionais formados em Ciências Contábeis são muito requisitados, principalmente quando o assunto é a gestão dos tributos que incidem sobre as atividades econômicas.

Um contabilista conhece a fundo a legislação tributária e é capaz de traçar estratégias para melhorar o desenvolvimento da empresa e torná-la mais competitiva.

Saiba mais: Ciências Contábeis: carreira e mercado de trabalho

3. Marketing

É cada vez maior a busca por rentabilidade e lucro em empresas de todos os tipos. O aumento da receita é consequência dos resultados obtidos nas vendas . Nesta área, cresce a procura por profissionais especializados em criar boas estratégias de vendas, promoções e de manter um contato eficiente com os clientes.

O profissional formado em Marketing é capaz de identificar as tendências do mercado, traçar o perfil dos consumidores e criar campanhas para manter uma boa imagem de marcas e produtos.

Saiba mais: Curso de Marketing

4. Enfermagem

A área da Saúde costuma ter os profissionais mais requisitados no mercado de trabalho. A taxa de empregabilidade é bastante alta para médicos, dentistas, farmacêuticos, etc.

Os profissionais da área de Enfermagem estão entre os mais solicitados pelas instituições de saúde. É possível ingressar nesta carreira com um curso técnico, que possibilita trabalhar como auxiliar de enfermagem e assumir algumas tarefas mais simples.

Já os graduados em Enfermagem podem acompanhar procedimentos mais complexos, além de assumir cargos estratégicos e de gestão.

Saiba mais: Curso de Enfermagem: opções e mercado de trabalho

5. Engenharia Ambiental

A área ambiental tem figurado entre as carreiras mais promissoras há algum tempo e este cenário promete se manter. O engenheiro ambiental é um dos profissionais mais requisitados nesta área.

Sua formação o permite desenvolver projetos de preservação de recursos naturais e de solução para problemas ambientais como poluição de rios, descarte de resíduos, etc.

Saiba mais: Curso de Engenharia Ambiental

6. Gestão de Recursos Humanos

Cada vez mais as empresas buscam melhorar sua produtividade através da capacitação de seus funcionários e da retenção de talentos profissionais. Para isto, investem em gestores de Recursos Humanos capazes de desenvolver e executar programas de seleção e treinamento de colaboradores.

A área está bastante aquecida para todos os cargos, independentemente do grau de experiência do profissional.

Saiba mais: A Gestão de Pessoas como profissão

7. Biotecnologia

O curso de Biotecnologia prepara o profissional para desenvolver e aplicar tecnologias nas áreas da saúde, alimentícia, química, agronegócios, ambiental, etc.

O mercado de trabalho para biotecnólogos está muito aquecido devido à versatilidade deste profissional. Ele é requisitado em quase todos os processos de produção de bebidas, alimentos, medicamentos e vacinas.

As indústrias farmacêutica e alimentícia são as que mais contratam biotecnólogos. Outra área muito promissora para este profissional é a indústria de cosméticos.

Saiba mais: Biotecnologia: profissão e mercado de trabalho

8. Engenharia de Petróleo e Gás

Segundo pesquisas, o setor de petróleo e gás deve apresentar um dos maiores crescimentos em termos de criação de novos postos de trabalho. A quantidade de mão de obra especializada nesta área ainda é baixa, o que faz com que os recém-formados não tenham dificuldade em conseguir um emprego.


Veja também

Confira truques para recarregar a bateria do iPhone de forma muito rápida

Os consumidores da Apple reclamam bastante sobre o tempo de recarga do iPhone. Há rumores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *