IBM compra empresa de software da AT&T por U$1.4 bi

A IBM anunciou nesta segunda-feira a aquisição da empresa de serviços de integração de software Sterling Commerce, da AT&T, por cerca de 1,4 bilhão de dólares em dinheiro.

A AT&T disse que espera registrar um ganho de aproximadamente 750 milhões de dólares no trimestre em que a transação for concluída.

As companhias informaram que mais de 18 mil clientes em todo o mundo utilizam sistemas e serviços da Sterling Commerce, que viabilizam mais de 1 bilhão de transações comerciais por ano.

Após a conclusão da operação, que deve acontecer no segundo semestre deste ano, os cerca de 2.500 funcionários da Sterling Commerce serão integrados à WebSphere, organização pertencente à divisão de software da IBM.

Reuters

Android supera Windows Mobile no primeiro trimestre

Era questão de tempo, o sistema Android do Google ocupou a quarta posição no primeiro trimestre no número de smartphones que o utilizam, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, apontando o sucesso crescente do grupo no mercado de celulares.

O Android superou o Windows Mobile, da Microsoft, conforme dados da empresa de pesquisa Gartner, deixando o Google bem posicionado em meio à crescente popularidade dos aparelhos de navegação móvel, que parecem caminhar para superar rapidamente os computadores em acesso à rede.

O sistema operacional Android, presente em 10 por cento dos smartphones vendidos no trimestre, ainda fica atrás do Symbian, da Nokia Oyj, e dos produtos da Research in Motion e da Apple.

A Gartner informou ainda que o Android superou a Apple no mercado norte-americano no primeiro trimestre e pode superar a fabricante do iPhone em nível mundial em breve.

“Você tem um vendedor com um modelo e de oito a nove vendedores com muitos modelos –é claro que você vai receber volumes maiores”, disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner.

Todos os principais fabricantes de celulares, exceto a Nokia, lançaram ou planejam apresentar novos modelos de smartphones com o sistema operacional Android.

O crescimento do Android –cujas características incluem a facilidade de acesso aos serviços do Google– impulsionou as vendas de smartphones em 49 por cento entre janeiro-março, segundo a Gartner.

O mercado global de celulares cresceu 17 por cento no primeiro trimestre em relação a um ano antes, no ritmo mais acelerado em quatro anos, com a demanda começando a se recuperar após a recessão do ano passado.

A líder de mercado Nokia viu a sua fatia de mercado cair para 35 por cento nos últimos três meses, enquanto sua concorrente mais próxima, a Samsung, aumentou a participação para 20,6 por cento, de acordo com o instituto.

Milanesi disse que a Gartner elevou a previsão para o crescimento global do mercado de celulares em 2010 para cerca de 14 por cento, contra estimativa anterior de 11 por cento.

Reuters

Twitter quer sair do vermelho e espera anunciantes

O Twitter planeja ter centenas de anunciantes participando de seu novo sistema de publicidade no quarto trimestre, com a aceleração de planos para se tornar um negócio lucrativo e autônomo em termos de receita.

O vice-presidente de operações Dick Costolo informou que o sistema de publicidade recém-lançado pela companhia seria uma base essencial nos planos do Twitter para transformar seu popular serviço em uma operação lucrativa e capaz de sustentar a generosa avaliação de mercado da empresa.

“Fomos avaliados em mais de 1 bilhão de dólares, em setembro, e por isso vamos viver em um mundo no qual precisaremos gerar centenas de milhões de dólares em receita”, disse Costolo à Reuters. “Estamos pensando sobre números muito, muito altos.”

Costolo disse acreditar que a empresa sairá do vermelho no futuro. Mas não quis revelar o cronograma para chegar ao lucro, que a empresa no momento espera gerar por meio de seu sistema de publicidade e de um sistema de contas comerciais que deve ser lançado em julho ou agosto.

“Não estamos de forma alguma calculando que precisamos estar acima dos 100 milhões de dólares em tal data e acima dos 10 bilhões de dólares em tal outra data”, afirmou.

A empresa está no momento acrescentando cerca de 12 novos anunciantes ao programa “Promoted Tweets”, lançado com a participação de cinco anunciantes no mês passado, disse Costolo. Até o quarto trimestre, ele antecipa que haja centenas de anunciantes participando.

“Nosso plano é expandir o programa de forma realmente agressiva no terceiro trimestre e atingir o mercado mais amplo no quarto trimestre”, disse Costolo. O site afirma ter cerca de 100 milhões de usuários do serviço de microblog.

Robô ataca de padre e realiza casamento no Japão

Geralmente o robô é usado em museus e exposições para guiar os visitantes, mas com a ajuda de um capacete de flores e um novo programa, ele declarou Satoko Inoue e Tomohiro Shibata casados na cerimônia ocorrida no domingo.

O evento está sendo anunciado como o primeiro casamento realizado por um robô, um casamento apropriado para o casal que se conheceu através de máquinas.

A noiva, Inoue, trabalha para a empresa que fabrica o i-Fairy e seu marido, Shibata, é um cliente.

“É verdade que os robôs são o motivo que nos levou a começar a sair e, tal como sugerido pela minha esposa, decidimos que queríamos experimentar este tipo de casamento”, disse Shibata depois de fazer seus votos.

Depois de dizer “eu aceito”, a noiva disse que queria usar seu casamento para mostrar às pessoas que os robôs podem facilmente serem inseridos em suas vidas diárias.

“Eu sempre senti que os robôs se tornariam mais integrados à vida cotidiana das pessoas. Este robô faz parte da minha empresa, eu decidi que eu adoraria tê-lo na minha cerimônia”, disse Inoue.

A criadora do robô, a empresa Kokoro, disse que apesar do objetivo da máquina ser ajudar visitantes de exposições, está satisfeita em ver que ele pode ajudar em casamentos.

O Japão abriga quase metade dos 800 mil robôs industriais do mundo e espera que a indústria cresça para 10 bilhões de dólares.

O país também abriga uma das sociedades com envelhecimento mais rápido do mundo e especialistas dizem que os robôs podem ajudar a cuidar do crescente número de idosos e preencher a falta de jovens dispostos a assumir trabalhos como cozinheiros, limpadores ou ajudantes.

Samsung, Hynix e outros multadas pela União Europeia

Ao todo são nove fabricantes de chips de memória, entre os quais Samsung Electronics, Infineon e Hynix Semiconductor, devem ser multados pelas autoridades regulatórias da União Europeia esta semana, por acusações de manipulação ilegal de preços.

Três pessoas diretamente relacionadas ao assunto informaram que as multas serão o primeiro caso a transcorrer sob o novo procedimento de acordo adotado pela Comissão Europeia em julho de 2008, sob o qual empresas admitem que participaram de um cartel em troca de uma redução de 10 por cento em suas multas.

As demais empresas que devem ser multadas são Elpida Memory, NEC Electronics, Hitachi, Toshiba, Mitsubishi Electric e Nanya Technology.

A Micron Technology recebeu imunidade por ter denunciado o cartel e não será multada por seu envolvimento, disse uma das fontes. A informação foi confirmada por outra fonte com conhecimento direto do caso.

Parceria: Google e Intel irão lançar TV inteligente, a SmartTV

A gigante  Google e a Intel devem anunciar nesta semana uma parceria que pretende revolucionar a indústria de televisores. Ambos trabalham em uma nova plataforma, batizada de “SmartTV”, que permitirá o lançamento de aparelhos interativos, conectados à internet.

Segundo o jornal “Financial Times”, especula-se que a Sony será o fabricante de televisores contendo o microprocessador Atom, da Intel, e o sistema operacional Android, do Google. O microprocessador é o componente que deixa a TV tão “inteligente” quanto o computador para o desempenho de tarefas. O sistema operacional é um programa que permite a execução dessas tarefas.

Essa combinação será o “coração” de set-top boxes dos televisores Sony que permitirão exibir na tela, durante a programação, caixas de diálogo com Skype, sites de relacionamento, como o Facebook ou o Twitter. Operadoras de telefonia também poderão entrar nesse negócio.

Na Europa, a France Telecom e a Telecom Italia, dona da TIM no Brasil, já se mostraram interessadas em embarcar seus chips 3G nos set-top boxes. Isso significa que, pela rede dessas operadoras, o aparelho se conectaria automaticamente à internet pela rede de uma operadora de celular, além de exibir a programação televisiva.

O avanço dessa tecnologia é recente. A primeira experiência consistente da Intel nesse sentido foi com o Yahoo, em 2008. Neste ano, Samsung, Sony, LG, Sharp e Panasonic vão lançar televisores que permitem a conexão à internet com funcionalidades como videochamadas e “streaming” de filmes por meio de sites como Netflix.

Nesta semana, o Google deve convocar sua comunidade de desenvolvedores (profisisonais que criam programas e soluções ligadas à internet) para criar aplicativos para TV pensando em um modelo que também atraia publicidade.

Especialistas acreditam que a conexão dos televisores à internet (via cabos ou pela rede sem fio) será a maior evolução tecnológica desde a década de 1950, com o surgimento da TV em cores.

Nintendo: Apple é o inimigo do futuro!

Após relatar lucros em queda pela primeira vez desde 2004 , hoje a Nintendo afirmou que eles estão se preparando para a batalha com a Apple para o futuro dos jogos.

O Times informou que o presidente Satoru Iwata já disse aos executivos da empresa para sua mudança de foco da Sony, uma vez que já garantiu a “vitória” deles e se concentrar no iPhone da Apple e dispositivos IPad que foram considerados o inimigo “do futuro”.

Apple demonstrou o seu interesse em jogos, revelando sua nova rede social de games para o iPhone OS 4, onde os usuários podem “convidar amigos para jogar um game, começar um jogo multiplayer e comparar as suas pontuações “.

O Google vai mudar à partir de hoje; veja as diferenças agora!

A partir de hoje (quinta-feira-6) e até o início da outra semana, o serviço de buscas do Google mudará seu visual e apresentará mais possibilidades de pesquisas para os usuários. As novidades começam pelo logotipo da empresa, mais simplificado, e se estendem à novas opções para encontrar quase tudo o que se deseja no site.

A mudança é fruto de atualização no algoritmo da empresa , que teve mais de 550 melhorias ao longo de 2009. A ideia com a novidade é oferecer diferentes formas de se realizar uma busca no mesmo lugar. Para isso, haverá uma barra na lateral esquerda da tela que oferecerá outras opções para encontrar algo relacionado à busca. Na opção “Tudo”, o usuário terá acesso à tudo o que for encontrado na internet. A mesma palavra pode ser procurada ao se clicar na opção imagens, vídeos, livros, notícias, blogs, atualizações, mapas e discussões, que serão apresentadas na mesma página.

A busca por imagens apresenta traz um refinamento ainda maior. Ao buscar um sapato de uma determinada marca, é possível pedir por fotos apenas com modelos da cor vermelha, por exemplo. Também pode-se solicitar, no caso da procura de imagens de uma personalidade, que as fotos relacionadas sejam apenas do rosto da pessoa. Ainda pode-se solicitar que a imagem seja um clipart ou um desenho feito à mão.

O usuário pode solicitar que o Google apresente notícias relacionadas ao que ele procura. Elas podem ser filtradas por mais recentes ou por dia, semana e mês. O algoritmo ainda mostrará o que está acontecendo em tempo real, inclusive no Twitter, como já acontece atualmente. Um gráfico mostra a quantidade de buscas sobre o tema ocorreram nas últimas horas. Acessar sites de compras ou pesquisar sobre livros seguem o mesmo padrão.

Ao pé da barra lateral haverá uma seção chamada “Something different” ou “algo diferente”, em tradução literal. Ela mostrará opções de pesquisa diferentes relacionadas ao mesmo tema que o usuário procura. No caso de pesquisar sobre a banda Rolling Stones, como ocorreu na demonstração do serviço, esta seção apresenta outras bandas do mesmo gênero musical como Led Zeppelin e Pink Floyd. O usuário precisa apenas clicar no nome delas para iniciar uma nova pesquisa. Em um primeiro momento, esta opção estará disponível apenas em inglês.

Inicialmente, as novidades estarão presentes em 37 línguas, incluindo o português brasileiro, facilitando o uso do site.

Google adquire BumpTop, empresa desenvolvia ambiente desktop em 3D

Tecnologia

A Google adquiriu a BumpTop, uma empresa que produzia um ambiente desktop 3D de mesmo nome para uso em telas multitoque. Em um curto comunicado postado no site oficial do produto os desenvolvedores agradecem o apoio dos usuários nos últimos três anos, e anunciam que as versões para Windows e Mac OS X de seu software não estarão mais disponíveis.

Não há informações sobre o futuro do software, mas a aquisição parece casar com rumores recentes de que o Google estaria planejando um tablet ao estilo iPad, rodando o Android ou Chrome OS. Em um produto desta categoria, um ambiente desktop como o BumpTop seria ideal, tanto do ponto de vista da usabilidade como do fator “eye candy” para impressionar os usuários.

Celular HTC terá Windows 7 ainda este ano

A fabricante de celular taiuanesa HTC, quinta maior fabricante mundial de celulares inteligentes, deve anunciar um aparelho equipado com Windows 7 até o final deste ano, informou hoje a empresa.

Mais cedo, a companhia divulgou que a receita no segundo trimestre vai crescer para 50 bilhões de dólares de Taiwan (1 bilhão de libras), apoiada em melhora na demanda por aparelhos avançados.

A companhia também assinou acordo de licenciamento com a Microsoft cobrindo aparelhos da HTC que executam o sistema operacional Android, do Google. Não foram informadas que patentes da Microsoft estão envolvidas no acordo.