3 Ferramentas poderosas para combater o stress

São várias as cobranças pelas quais passamos diariamente, o que resulta nas pessoas cada vez mais ansiosas, preocupadas e com quadros depressivos sendo intensificados. A boa notícia é que a tecnologia também pode te ajudar a se acalmar e manter o foco quando esses momentos acontecerem.

Você já sentiu a sensação inexplicável de pavor que paira sobre você como uma nuvem preta que simplesmente não vai embora? Ou você já acordou no meio da noite ansioso e distraído por razões desconhecidas? Encontrar um espaço vazio na mente tem sido uma dificuldade cada vez maior nos dias de hoje, principalmente hoje com tantas distrações e pressões externas que nos colocam a se conformar com o mundo de hoje.

Com o transtorno de ansiedade sendo a doença mais comum na América, afetando 40 milhões de adultos (de acordo com a Associação de Ansiedade e Depressão da América), está claro que muito do nosso sistema nervoso está sobrecarregado.A ansiedade nos leva para uma tensão muscular, junto com emoções desconfortáveis como raiva, paranóia, medo, insegurança e ultimamente, depressão.

O Estresse também aumenta a frequência cardíaca, níveis de colesterol e pressão sanguínea. Ele pode nos deixar gordos, principalmente em vonta da barriga, e isso aumenta o risco de condições metabólicas, como diabetes e doenças cardíacas.

Infelizmente essas emoções negativas afetam a nossa habilidade de funcionar no mundo moderno e prejudicam muito as nossas relações na família, no trabalho e na vida. Existem inúmeras maneiras de combater a ansiedade/estresse mas alguns dos métodos mais efetivos não são encontrados em um formulário de prescrição médica ou por pagar profissionais que vão te perguntar: “Como você está se sentindo?”

Alguns dos métodos mais efetivos de lidar com o estresse é muito simples e fácil de por em prática e está disponível para todos!

1. Desligue o seu aparelho eletrônico e diminua o estresse

Isso parece tão simples mas existem tantas distrações que desviam as pessoas de se aventurarem em nosso habitat natural. Não há dúvidas que a tecnologia moderna mudou a forma de pensarmos e a forma em que nos comunicamos com outros e tem ajudado as pessoas a serem mais abertas. É um poder para o bem no mundo mas vem com um preço sombrio.

O desejo de “continuar conectado” distrai as nossas mentes do nosso lugar no mundo e nos disconecta da natureza. Isso só de ficar constantemente checando as redes sociais, e-mails, compras online, contas a pagar, trabalho, jogos ou vagando inofensivamente pela internet…

Pesquisadores da Universidade de Gothenburg descubriram que aqueles que usam computador ou celular com alta frequência podem desenvolver estresse, insônia e depressão. Essa equipe estudou os hábitos de mais de 4100 suecos, com idade entre 20 e 24 anos para chegar nessa conclusão.

Então limite o seu tempo online e aproveite para sair de casa e imergir no mundo natural. Você pode ficar surpreso com os sentimentos e pensamentos que virão de dentro de você.

2. Vá para a natureza

Lembra de quando você era criança? Lembra que você era encorajado e sair na rua e pegar um ar fresco? Por quê? Porque é bom pra você!

Aqui estão alguns motivos do porque sair no sol é bom para você pelo editor científico Stefan Anitei:

1. O Sol mata micróbios. Por isso é tão importante colocar no Sol tapetes, mantas e edredons que não são lavados regularmente. A exposição ao Sol deixa a pele mais brilhante, saudável e aumenta a elasticidade. Uma pele bronzeada é mais resistente a infecções e queimaduras do que uma pele não bronzeada. Muitas doenças de pele podem ser controladas e até mesmo curadas através de uma exposição controlada ao sol.

2. Os raios solares provém mais forças para o sistema imunológico. Graças ao sol o nosso humor e estima melhoram. A luz do sol ajuda até em casos de depressão crônica ou aguda, por estimular o síntese da endorfina (homônios de felicidade). Por isso que nós ficamos mais deprimidos no frio e nos dias escuros do inverno.

3. O Sol é bom contra a insônia. Exposição a luz do dia aumenta a produção de melatonina durante a noite. Esse é o hormônio que ajuda a regular o sono.

4. Durante a ação dos raios solares, a pele sintetiza vitamina D, responsável pela absorção de cálcio no intestino, ajudando o organismo a crescer ossos fortes. Dessa forma o Sol previne crianças e adultos de serem raquíticos e idosos de desenvolverem osteoporose.

5. Alguns dados relatam que a vitamina D e alguns componentes impedem o desenvolvimento de células cancerígenas, então podemos dizer que o Sol luta contra doenças. Uma exposição regular e controlada do Sol tem um efeito preventivo contra câncer de cólon, mama, leucemia e linfoma.

6. A exposição ao sol fortalece o sistema cardiovascular. A circulação sanguínea melhora, a pulsação, a pressão arterial, níveis altos de glicemia e colesterol podem ser normalizados.

7. Os raios solares melhoram o funcionamento do fígado, tornando mais eficaz o tratamento de icterícia.

8. Eles ajudam os rins com uma parte de seu trabalho, conforme os raios solares favorecem a eliminação de resíduos através da pele, quando nós suamos.

9. O sol também ajuda na perda de peso por aumentar a taxa metabólica através do estímulo da tiróide. Ele também atenua os sintomas da TPM.

10. Os raios solares também facilitam a cura de articulações inchadas durante os picos de inflamação em casos de artrite.

3. Respire

Agora isso é óbvio, certo? Errado!
Uma das maiores ferramentas de sucesso contra o estress é a sua respiração. Respirar é uma função tão primária para a nossa sobrevivência que nós subestimamos constantemente essa ferramenta incrível que regula e estimula nossa própria saúde.

O seu sistema nervoso automático é responsável pelo seu processo de respiração, que é o motivo do qual você nem precisa pensar para respirar – você continua respirando de qualquer forma! Ao entender a ligação direta da sua respiração com o seu cérebro e sistema nervoso, você vai ter uma ferramenta muito útil que poderá te ajudar a alcançar uma vida mais equilibrada, positiva e livre de estresse e ansiedade. Afinal, se você está se sentindo calmo e focado, então a sua habilidade de resolver problemas e pensar mais criativamente é melhorada.

Então aprenda a respirar! Existem literalmente milhares de métodos diferentes mas poucos focam em concentrar a atenção da mente na respiração a como você pratica a inspiração e expiração do corpo. Tome um tempo da sua rotina diária para usar com você mesmo, isso é muito importante. Todos nós temos problemas e preocupações e mesmo assim nenhum de nós tomamos tempo para digerir nossas questões e prestar real atenção no nosso estado mental e tentar chegar a um esclarecimento? Aprenda como respirar e use esse tempo para resolver as disputas internas da sua mente por pensar claramente e aprender a deixar para lá. Ninguém pode fazer isso por você. Então finalmente… RESPIRE.

 

 

Saiba por que é melhor substituir o leite pelo chá de amora

O consumo freqüente de beber chá todos os dias, é reconhecidamente dos ingleses, mas bem que poderia fazer parte da rotina de qualquer pessoa, principalmente o chá de amora.

A amoreira é uma árvore de grande porte, capaz de suportar diversos tipos de clima e solos. Por isso é fácil de ser encontrada em qualquer região do país. Suas folhas vêm sendo bastante procuradas pela população, porque de acordo com pesquisas japonesas, o chá da folha da amora apresenta 22 vezes mais cálcio do que o leite de vaca.

Os pesquisadores afirmam que além de ser ideal para quem tem intolerância à lactose, o chá das folhas de amora ainda é perfeito para o veganos, que não consomem nenhum alimento de origem animal.

Benefícios da folha da amora

  • Equilíbrio de níveis: o chá de folhas de amora possui propriedades que auxiliam no equilíbrio dos níveis de colesterol, acidez do estômago, regulação do intestino, controle da diabetes, da hipertensão, da obesidade e dos níveis reguladores do câncer no organismo humano.
  • Alívio dos sintomas da menopausa: as propriedades desse chá são capazes de nivelar hormônios, aliviando sintomas da menopausa como calor, insônia, nervosismo, ansiedade, etc.
  • Vitamina C: além de serem fortes aliadas para a saúde dos ossos, dentes e até do sangue, as folhas da amoreira são riquíssimas em vitamina C. Nutricionistas garantem que esse chá fortalece nosso sistema imunológico, auxilia no tratamento de aftas, amigdalites, bronquites, queda de cabelo, calvície e diarreia.
  • Como usar ao máximo esse aliado

    Para melhor extrair os benefícios da amoreira, o ideal é preparar o chá a partir das suas folhas. Aprenda como:

    Ingredientes:

    • Folhas de amoreira: 15 unidades;
    • Água: 1 litro.

    Modo de preparo:

    1. Ferva a água, desligue o fogo e adicione as folhas de amora.

    2. Deixe esfriar a mistura e coe antes de beber.

    3. Se preferir guarde a bebida na geladeira por, no máximo, 24 horas.