Trabalhando com Componentes SMD : Solda

Trabalhando com Componentes SMD. O objetivo do curso online grátis ou para download é especializar profissionais em solda de componentes convencionais (THT – Through-Hole Technology) e solda de componentes montados em superfície (SMD – Surface Mount Device) através de estação de retrabalho.

Nos últimos anos a eletrônica tem evoluído de forma avassaladora diminuindo cada vez mais o tamanho dos circuitos. Diminuição no tamanho físico de um circuito significa diminuição do tamanho dos componentes que compõem o mesmo.

Por esta razão todos os equipamentos eletrônicos atuais usam os minúsculos componentes denominados SMD (superficial monting device) ou dispositivos de montagem superficial.
Tais componentes são soldados do mesmo lado nas trilhas da placa de circuito impresso.
Um resistor SMD, por exemplo, é três vezes menor que um convencional. Já um transistor é duas ou três vezes menor. Desta forma o tamanho de uma placa de circuito impresso fica metade de uma placa para componentes convencionais ainda são usados trabalhando em conjunto com os do tipo SMD.


Na obra que ora se inicia daremos as técnicas para trabalharmos com estes pequenos componentes, desde a identificação deles nos circuitos e no esquema elétrico, passando pelos procedimentos de teste para os tipos principais de SMD e até os modos para a substituição deles. Também temos algumas tabelas que ajudarão a identificar códigos e valores destes componentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *